Desenvolvimento Social - Sexta-feira, 17 de Março de 2023

Bolsa Solidária arrecada mais de 140 bolsas para mulheres em situação vulnerável

Cidadãs atendidas receberam doação em festas de comemoração pelo Mês da Mulher

Nesta quinta-feira (17), a prefeitura finalizou a entrega dos presentes arrecadados na campanha Bolsa Solidária. Mulheres em situação vulnerável atendidas pelos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as cooperadas da Lavanderia Roupa na Vasca, e as idosas moradoras da Vila Dignidade e do Recanto do Idoso, receberam uma bolsa seminova e itens de higiene pessoal.

Diante do sucesso da iniciativa, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, dra. Telma Tulim, disse estar muito feliz por contemplar tantas pessoas. “A gente agradece a todos os nossos parceiros, porque sem eles seria impossível conseguirmos mais de 140 bolsas que puderam ser entregues àquelas que precisam priorizar pagar uma luz, a água, e até mesmo colocar comida na mesa, e por isso não tem como trocar ou comprar uma bolsa”, declara.

Para encerrar a campanha, foi realizado um dia de beleza na Escola Profissionalizante, onde as idosas dos conjuntos habitacionais mantidos pela prefeitura foram convidadas a fazer manicure, pedicure, cabelo e maquiagem.

Cada grupo presenteado teve a oportunidade de participar também de uma confraternização com lanche e dinâmicas dirigidas. No CRAS III, as psicólogas e assistentes sociais desenvolveram uma atividade de estímulo à autoestima e de valorização das qualidades individuais das 22 mulheres que compareceram ao encontro realizado dia 14 de março.

“O CRAS é a porta de entrada da assistência, então estamos aqui para atender a todos que dele precisar. Neste mês, além dos kits da campanha, entregamos também flores artesanais produzidas por membros de nossa equipe, a fim de valorizar cada vez mais as assistidas”, explicou coordenadora do CRAS III, Nayara Andriani.

Na unidade socioassistencial instalada na zona leste, a distribuição foi conduzida no dia 15 de março para outras 22 cidadãs acompanhadas pelo equipamento. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado, a alegria no rosto das mulheres é gratificante. “Nos surpreendeu a quantidade e a qualidade das doações, algumas bolsas vieram até com etiqueta”, ela contou ainda que no dia 10 de março houve entrega de 32 bolsas no CRAS Natalino Rodrigues.

Foram vários pontos de arrecadação, Fundo Social de Solidariedade, ACIT, OAB Mulher, Salão de Beleza Danielly Mendonça, e o Instituto Pilates - Bruna Brancalhão, por exemplo. A loja Amor & Arte Aromas foi uma das parceiras. A proprietária compareceu ao evento no CRAS Leste e desenvolveu uma oficina de aromatizadores. Segundo Marcia Zômpero foi um privilégio poder contribuir com a arrecadação. “Minha loja fica no Supermercado Avenida, então para mim foi fácil pedir uma doação para as minhas clientes ou para quem passava pelo mercado. Porque todo mundo tem uma bolsa parada em casa, ou porque comprou uma nova, ou porque cansou daquela. Foi uma campanha gostosa de participar”.

Na quinta-feira (16), foi a vez das sete cooperadas da Lavanderia Roupa na Vasca serem presenteadas pela ação “Bolsa Boa, a gente doa”. Um trabalho de fortalecimento de vínculos foi desenvolvido no local pela psicóloga, Fabianne Gonçalves, e pela assistente Social, Andréia Milena Paulino.

“Na modernidade, a mulher tem muitas tarefas: mercado de trabalho, cuidar de todos ao redor, filhos, companheiro, sobrinho, pais, netos; e ela esquece totalmente dela. Foi isso que a gente quis trazer. Propondo olharmos para nós enquanto seres humanos, toda nossa importância, para que elas percebam que não são só mais uma mulher, que são únicas”, concluiu Andréia.