.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Segunda-feira, 20 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura inicia intensificação na busca ativa de casos de tuberculose

Ações serão desenvolvidas até o final de março, mês dedicado ao combate da doença


Prefeitura inicia intensificação na busca ativa de casos de tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta sexta-feira (17) a 1ª Fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios. A ação será desenvolvida até 31 de março e tem por objetivo mobilizar as equipes de saúde e a população para a identificação e investigação precoce de casos de tuberculose. O público-alvo são pessoas com tosse há mais de três semanas (duas semanas para institucionalizados).

 

A busca ativa será realizada pelos profissionais da saúde em todas as oportunidades durante a assistência (consultas médica, enfermagem e odontológica, pré e pós-consulta, salas de vacinas, acolhimento, em espaços coletivos como escolas, empresas, asilos, hospitais, entre outros). Neste período, será colhida apenas uma amostra de escarro para baciloscopia que deve ser identificada como “campanha” e enviada ao Laboratório Municipal de Tupã.

 

A ação também será desenvolvida pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com algumas orientações durante as visitas às residências. De acordo com a enfermeira do Centro de Saúde, Janaina Leal, março é o mês do combate à tuberculose e a campanha busca estimular a sua identificação para diagnóstico e tratamento precoce. 

 

"É fundamental que possamos identificar os casos o quanto antes para que não se agravem. Através dessas ações, poderemos orientar a população sobre a prevenção e os tratamentos da tuberculose. Faremos essa intensificação para que possamos alertar os pacientes sobre os riscos da doença e atender o maior número possível de pessoas", disse a enfermeira.

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Seu principal sintoma é a tosse na forma seca ou produtiva, mas o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, reforça que a população deve estar atenta aos outros sintomas.

 

"A tuberculose pode ser confundida com uma síndrome gripal simples devido aos seus sintomas, como febre no período final da tarde, sudorese, cansaço e dor no peito. Por isso, sempre reforçamos que se o paciente estiver com alguns desses sintomas, por mais de três semanas, deve procurar um auxílio médico para a realização do diagnóstico", afirmou o secretário.

722 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.