Saúde - Segunda-feira, 20 de Março de 2023

Unidade de hidratação será ativada para atender casos de dengue após as 17h

UBS da Vila Formosa e farmácia do local funcionarão de segunda a sexta até as 22h

A partir de terça-feira (21), a Secretaria de Saúde ativará uma unidade para casos suspeitos de dengue na UBS Dr. Edmundo Vieira Prado (Av. Tancredo Neves, s/n - Vila Formosa). O local irá assegurar atendimento médico, hemogramas e soroterapia (reposição de vitaminas, minerais, e aminoácidos diretamente na veia) para os pacientes que necessitarem.

Esta porta de entrada exclusiva para indivíduos com sintomas ou diagnóstico positivo de dengue funcionará das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira. O protocolo de atendimento será por escala. Os casos encaminhados pelas demais UBS e USF deverão ser atendidos das 14h às 17h, passado este horário, a demanda será espontânea e independente da unidade de referência.

A população poderá contar ainda com a ampliação do expediente na farmácia da unidade, e com a oferta de exames no Laboratório Municipal, a fim de acompanhar os níveis de plaquetas do indivíduo. Serão 13 cadeiras para administração de soro fisiológico e uma maca exclusiva.

Conforme o secretário de saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, o objetivo é reduzir a demanda do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia e da UPA, que continuam atendendo normalmente. “Essa unidade é fundamental para introduzir um tratamento eficaz e mais rápido para pacientes com dengue. O estágio de desidratação pode ser muito grande, e para conseguir repor de seis a oitos litros de líquido é praticamente impossível. Com o soro, ele se reidrata com algumas vitaminas”, explica o médico e titular da Pasta.

A princípio, a meta da prefeitura é evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde que tradicionalmente mantém atendimento após as 17h, por isso, apenas se houver necessidade, a unidade de hidratação estenderá seu funcionamento aos fins de semana.

O prefeito Caio Aoqui afirma que o trabalho de combate ao Aedes aegypti tem sido intensificado, em virtude das constantes chuvas e propensão a formação de criadouros. “Temos mais de 400 casos positivos de dengue. Então vamos abrir a unidade de hidratação para receber pacientes referenciados pelos postos de saúde e UPA, e até as 22h teremos dois médicos para atender essa população suspeita ou positiva de dengue, para se hidratar e se restabelecer”.