Saúde - Terça-feira, 21 de Março de 2023

Boletim Dengue - 20/03/2023

Na semana que abrange de 13 a 19 de março, foram confirmados 142 casos de dengue

Boletim Dengue - 20/03/2023

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, na semana que abrange de 13 a 19 de março, foram confirmados 142 casos de dengue. Do início do ano até esta segunda-feira (20), foram notificados 820 casos suspeitos, sendo 482 positivos.

Os proprietários poderão contribuir no combate ao mosquito realizando uma limpeza semanal de 10 minutos em seus imóveis, eliminando água parada em recipientes, lavando frequentemente os bebedouros dos animais, pois são potenciais criadouros do Aedes aegypti.

Além desta limpeza, os moradores também podem colaborar permitindo a entrada dos agentes, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.

São os principais sintomas de dengue: febre alta acima de 38,5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Inseticida botânico

A nebulização espacial de inseticida botânico – um produto alternativo no controle do mosquito-da-dengue já em sua fase adulta – será retomada nesta semana, pois foram interrompidos devido às chuvas da semana passada.

Os trabalhos com este novo produto ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h. Os bairros atendidos nesta segunda-feira (20) incluem Vila Marajoara, Parque Bela Vista, Jardim Ideal e Parte da Vila Formosa.

Este trabalho é uma medida alternativa encontrada pelo Governo de Tupã, devido ao desabastecimento do inseticida Cielo – produto químico fornecido pelo Ministério da Saúde utilizado também no combate ao Aedes aegypti adulto.