Meio Ambiente - Sexta-feira, 24 de Março de 2023

Unesp e Projeto Reciclóleo firmam termo de cooperação com a Prefeitura

Dia Mundial da Água Várias foi marcado por várias ações de conscientização ambiental

A Prefeitura de Tupã firmou parceria com a Unesp e o projeto Reciclóleo para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, conscientização, coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha usado. O termo de minuta de cooperação foi assinado na última quarta-feira, 22, Dia Mundial da Água, na sala de reuniões "Jornalista Valter Zômpero".

O projeto Reciclóleo disponibilizará tambores adequados para coleta e armazenamento de óleo em garrafa pet para todas as escolas municipais de Tupã, incluindo os distritos. Além disso, serão desenvolvidas atividades e palestras com a iniciativa privada e pública.

O termo de cooperação entre o projeto Reciclóleo/Unesp com a Prefeitura foi assinado pelo prefeito Caio Aoqui; pelo diretor da UNESP de Tupã, professor Dr. Pedro Fernando Caetano; e pelo coordenador do projeto, professor Dr. Paulo dos Santos, tendo como testemunhas o diretor administrativo da Sabesp, Lairton Gomes; secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, professor Valdir Berti.

As atividades do projeto foram iniciadas pela EMEF “João Geraldo Iori”, justamente no Dia Mundial da Água, com apresentação dos impactos do óleo de fritura no meio ambiente.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu à Sabesp e à Unesp pela parceria que ajudará a melhorar ainda mais a qualidade de vida em Tupã, referência por ter 100% de água, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. "Esse projeto é um passo a mais na preservação do meio ambiente", disse.

Reciclóleo

O projeto Reciclóleo realiza palestra de educação ambiental com crianças do ensino infantil. “Não haverá nenhum custo para a prefeitura”, ratificou o coordenador do projeto, professor Paulo dos Santos.

O Reciclóleo também alcança a iniciativa privada, e profissionais liberais, com palestras, como as proferidas na AEATCOP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos do Centro Oeste Paulista) na CERT e nas Faculdades FACCAT, que também terá ponto de óleo de fritura.

Nesta quinta-feira (23), por exemplo, alunos do Colégio Objetivo levaram 130 litros de óleo de fritura, trocados por óleo novo, para doar à Santa Casa de Tupã. O óleo velho será encaminhado para industrialização de sabão ou biodiesel.

De acordo com dados da SABESP, cada litro de óleo de fritura polui até 25.000 litros de água, por isso, é importante desenvolver atividades lúdicas e didáticas, tendo como público alvo as crianças.

Meio Ambiente

As atividades desenvolvidas pelo município no Dia Mundial da Água foram intensas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve na avenida Tamoios onde distribui 150 mudas de árvores nativas e orientou à população. Além disso, mais de 200 alunos dos quartos e quintos anos da EMEF “João Geraldo Iori” participaram e interagiram durante palestra promovida pela empresa Global, prestadora de serviços à prefeitura.

De acordo com Luiz Fernando Dall´Acqua Rosa, a palestra proferida pelo engenheiro ambiental Renan Zambianqui visou conscientizar os estudantes sobre a importância da água e a preservação do meio ambiente.

“Por tudo isso que estamos fazendo no nosso governo, e a manutenção de projetos atuais, associado ao fato de que Tupã é uma cidade considerada 300% — com água tratada, esgoto coletado e tratado, o município tem grande preocupação com o meio ambiente, inclusive com a destinação final do lixo orgânico e reciclável", disse o secretário do Meio Ambiente, José Rodrigues, o “Zé Vinagre”.