Administração - Segunda-feira, 10 de Abril de 2023

Prefeitura instalou câmeras de segurança em todas as creches e escolas

Apenas o Núcleo N. Sra. da Paz ainda não conta com o equipamento, mas instalação na unidade foi agilizada

As recentes tragédias envolvendo o ambiente escolar, como a registrada nesta quarta-feira (05/04), em Blumenau, estão fazendo com que a segurança passe a influenciar diretamente na qualidade de ensino. Além de estimular e investir na constante capacitação dos professores, gestores e equipe de apoio e no aprimoramento contínuo do método pedagógico, proporcionar um ambiente seguro também tem sido fundamental para garantir um melhor aprendizado aos alunos.

“Nos tempos atuais, oferecer ensino de qualidade não representa apenas contar com um corpo docente qualificado ou com metodologia de ensino adequada à plena formação das crianças, mas também garantir aos alunos um ambiente totalmente seguro para que possam aprender e se desenvolver”, analisou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti.

Atenta à esse nova formatação da educação, a Prefeitura de Tupã tem investindo maciçamente para melhorar cada vez mais as condições de segurança tanto nas escolas, como nas creches e núcleos de atividades de contraturno escolar.

Uma das ações adotada pela rede municipal de ensino foi restringir o acesso às unidades escolares. Através de adequações do espaço físico, com a implantação de grades de isolamento ou instalação de porteiros eletrônicos, a Secretaria de Educação limitou o acesso ao interior das creches, escolas e núcleos, impedindo a entrada de pessoas estranhas à rotina escolar.

Outra prioridade adotada pelo prefeito Caio Aoqui foi o monitoramento das unidades escolares. Segundo o chefe do Executivo, praticamente 100% das escolas, creches e núcleos educacionais já contam com câmeras de segurança integradas à Central de Monitoramento instalada pela prefeitura no Paço Municipal.

“Além restringir o acesso às nossas unidades escolares, evitando que pessoas desconhecidas possam entrar e ter contato com nossos alunos e profissionais, já instalamos câmeras de monitoramento 24 horas em todas as nossas 11 escolas e 9 creches, além de 4 núcleos de Tempo Integral. Apenas o Núcleo Nossa Senhora da Paz ainda não conta com o equipamento, mas já determinei que agilizassem a instalação das câmeras na unidade. Acredito que a instalação dessas câmeras realmente torna o ambiente escolar mais seguro, inibindo a ação não só de vândalos, mas também de criminosos e pessoas mal intencionadas. É mais segurança para nossos alunos, professores e funcionários, que podem exercer suas funções da melhor forma possível e mais tranquilidade para os pais de alunos”, afirmou Caio.

Ainda de acordo com o prefeito, as ações e investimentos em segurança escolar continuará sendo prioridade da prefeitura. “Temos procurado sempre aliar conhecimento, experiência e tecnologia para melhorar cada vez mais as condições de segurança nas nossas unidades educacionais. Por isso, vamos continuar trabalhando, buscando junto com as forças de segurança, novas iniciativas para tornar nossas creches, escolas e núcleos ainda mais seguros. Acredito que nosso dever como gestor público é proteger e educar nossas crianças para que elas possam tornar adultos de bem e produtivos à sociedade. As creches, escolas e núcleos vão continuar sendo espaços de amor, carinho e cuidado, onde nossas crianças poderão aprender, brincar, se divertir e se preparar da melhor forma para o futuro”, concluiu Caio.