Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 28 de Abril de 2023

Tupã faz parceria com entidades do esporte para repasse de R$400 mil

Termos de colaboração foram assinados para manutenção de 14 diferentes modalidades

A Prefeitura de Tupã assinou nesta quarta-feira (26) um Termo de Colaboração com entidades, para o desenvolvimento de atividades esportivas, recreativas, e de caráter socioeducativo. A transferência parcelada do recurso de R$400 mil resulta de um edital de chamamento público, a fim de ajudar na manutenção da oferta de 14 diferentes modalidades no município.

Esta parceria foi estabelecida por meio da Lei Federal 13.019, de 2014, e neste ano contempla duas novas práticas desportivas. “É um momento especial para cada entidade e muito importante para quem é beneficiado. Agradeço cada técnico e instituição por conseguir proporcionar para nossa sociedade um futuro ainda melhor, de resultados, conquistas, e, acima de tudo, disciplina. Contem conosco para continuar subsidiando maneiras saudáveis de desenvolver o ser humano”, disse o prefeito Caio Aoqui.

O convênio firmado atenderá organizações da sociedade civil que realizam projetos de treinamento de basquete, beisebol, judô, atletismo, futsal, natação, vôlei, ginástica rítmica, xadrez, capoeira, tênis de mesa, jiu-jitsu, taekwondo e futebol.

Dessa forma, a administração pública estreita laços com a comunidade ao acreditar na importância do investimento de recursos para a continuidade de projetos de interesse social, em regime de mútua cooperação. Para o subsecretário de Esportes, Matheus Mendes, este novo fomento demonstra o interesse da atual gestão em atender as demandas do setor.

“Essa forma de suporte financeiro é uma prova de que estamos trabalhando cada vez mais na promoção de diferentes modalidades desportivas, especialmente da categoria de base. Nada é mais importante do que a criação de cidadãos de bem. Estamos tirando crianças das ruas, vendo atletas despontando no cenário nacional e levando o nome de Tupã mundo afora”, Mendes agradeceu pela dedicação dos servidores da Pasta, assim como destacou o apoio da câmara e da prefeitura no avanço e na estruturação deste ideal.

Como representante da câmara municipal, o vereador e atual presidente da casa legislativa, Marcos Gasparetto, destacou a relevância dos serviços prestados pelas entidades parceiras, que chegam a atender milhares de crianças e jovens. O esporte melhora o rendimento escolar, reduz o tempo gasto com dispositivos eletrônicos ou digitais, e forma indivíduos para a vida em sociedade.

O vereador, Alexandre Scombatti, tem o esporte como sua bandeira, ele realizou indicação para antecipação do recurso e afirmou manter diálogo com o poder executivo para um estudo da ampliação desta verba em 2024. “É muito gratificante, porque esse chamamento foi muito esperado. Muitas dessas pessoas estarão nos jogos regionais, abertos, estaduais e federados.  Sabemos que a minoria seguirá treinando profissionalmente, mas todos buscam o esporte como ferramenta de transformação social”.

As entidades que atenderam aos critérios do Edital 01/2023 – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, foram: Associação Tupã Basquete (ATB); Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT); Associação Infantil Esporte Clube (AITEC); Clube Recreativo Alto Sumaré; Associação de Assistência Social “Joana D’Arc” – Casa do Garoto; Centro de Integração da Criança e Adolescente “Dr. Carlos Alberto dos Santos Monteiro Violante” (CIM); Associação de Bairros Unidos Venceremos (ABUV); e Grupo de Amigos Voluntários (GAV).