Administração - Sexta-feira, 28 de Abril de 2023

Prefeitura compra gerador para manter serviços à população

Mesmo com a falta de energia elétrica, o município não para trabalhos e não perde informações

Prefeitura compra gerador para manter serviços à população

O Centro de Processamento de Dados (CPD) da Prefeitura não corre mais o risco de perder informações importantes armazenadas no Data Center, bem como, os munícipes não terão interrompidas a prestação de serviços, por conta de eventual corte no fornecimento de energia elétrica.

O que a princípio parece ser uma informação meramente técnica, na verdade, é tão simples quanto às necessidades da população quando busca saber sobre tributos, poda de árvores, reclamação junto à Ouvidoria ou até quando procura pela rede municipal de saúde.

O Data Center de uma corporação é o cérebro que organiza toda a inteligência disponibilizada pela administração pública e corresponde a uma sala que armazena máquinas de computação e seus equipamentos de hardware e contém a infraestrutura de computação que os sistemas de TI – Tecnologia da Informação exigem, como servidores, unidades de armazenamento de dados e equipamentos de rede.

Com toda essa estrutura instalada e avaliada em mais de R$ 250 mil, o gerador de energia que custou R$ 50 mil vai garantir a estabilidade da vida dos equipamentos.

“Para nós que trabalhamos com o armazenamento de dados, para ficar mais fácil o entendimento, é como se de repente você perdesse todas as informações que possui no seu computador, seja por uma falha técnica ou por um corte abrupto de energia elétrica. Sua vida pessoal ou profissional ficará totalmente comprometida até que você recupere tudo novamente, o que é difícil em se tratando de dados ou informações. Mais que o custo dos equipamentos, é imensurável o valor daquilo que está armazenado, seja informação individual ou ainda mais quando coletivas, como são as da prefeitura”, pontuou o analista de projetos de TI, Flávio Fagoti Pelim.

O gerador

Nesta semana, foram efetuadas as configurações finais e teste do gerador de energia do Data Center do Paço Municipal. O aparelho é capaz de assumir todo o sistema informatizado da prefeitura em casos de falta de energia, por até 8 horas automaticamente ou ininterruptamente, enquanto se efetuar o reabastecimento de combustível.

Sem este gerador, durante uma queda de energia superior a 10 minutos, todos os sistemas e arquivamentos hospedados no paço municipal, além de links de internet, eram desligados a fim de não sofrerem uma queda abrupta.

Em horários não comerciais e fins de semana, sem um constante monitoramento, o Data Center poderia se desligar, não só interrompendo os serviços, mas comprometendo a integridade física dos importantes recursos alocados no sistema.

“Com este investimento, o departamento de TI da Prefeitura, apoiado pela atual administração Caio Aoqui, consegue garantir a disponibilidade ininterrupta dos serviços e internet provenientes do Data Center municipal, preservando a funcionalidade dos serviços e integridade dos equipamentos”, garantiu o secretário de Administração, Everton Nakashima.