Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 04 de Maio de 2023

Prefeitura inicia Campanha Maio Amarelo

Bloqueios educativos e palestras vão sensibilizar sobre os cuidados no trânsito

A partir desta quinta-feira, dia 4, a Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Subsecretaria de Segurança e Trânsito, inicia as atividades da campanha “Maio Amarelo”.

O tema deste ano “No Trânsito, Escolha a Vida” tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e Tupã está neste contexto.

Só no primeiro trimestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado, as mortes registradas no trânsito tiveram um aumento de 150% no município. Em três meses, cinco pessoas perderam a vida, segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Todas as mortes registradas no trânsito de Tupã no primeiro trimestre foram do sexo masculino. Boa parte dos acidentes com vítimas está relacionada a infrações, como excesso de velocidade e/ou uso de bebidas alcoólicas e direção.

Em recente operação desenvolvida pela Polícia Militar, com apoio da Polícia Civil e DETRAN, pelo menos 16 motoristas foram autuados por terem se negado a soprar o bafômetro.

Para despertar a consciência de motoristas, pedestres e da população em geral, a sensibilização em Tupã será feita através de palestras e bloqueios com faixas e a distribuição de panfletos com orientação sobre o trânsito.

MOVIMENTO

Neste ano, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos e, novamente a CNT Sest/Senat, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades são os apoiadores oficiais.

Criado em 2014, o Maio Amarelo é um movimento com a intenção de promover, durante o mês inteiro, uma ação de segurança viária coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO

Já nesta quinta-feira (4), às 7h – Avenida Tapuias – Abertura/Palestra no Tiro de Guerra.

Dias 9 e 15, das 9h às 11h e das 13h às 15h30 – Praça da Bandeira – Palestra na Legião Mirim.  No dia 11, das 9h às 11h – Avenida Tamoios com Rua Caingangs – Bloqueio Educativo com faixas e entrega de panfletos.

No dia 18, das 9h às 11h – Avenida Tamoios com Rua Caingangs – Bloqueio Educativo com faixas e entrega de panfletos. No dia 23, das 8h15 às 9h15 e das 14h às 15h – Rua Guaranis, 536 – Palestra na Fundação Mirim e no dia 25, das 9h às 11h – Avenida Tamoios com Rua Caingangs – Bloqueio Educativo com faixas e entrega de panfletos.

O subsecretário de Segurança e Trânsito, Renato Gonzales garantiu ainda que, “a equipe está à disposição para quem se interessar em receber palestras sobre o Maio Amarelo – No Trânsito, Escolha a Vida, é só entrar em contato pelo telefone 3441-6200 ou comparecer pessoalmente na Subsecretaria, à Rua Tapajós, nº 240 – Centro”, disse.