Planejamento e Infraestrutura - Quinta-feira, 18 de Maio de 2023

Construção do CRAS III já atinge laje da estrutura

Obra representa investimento de R$ 500 mil

Com o término previsto para dezembro deste ano, as obras do CRAS III (Centro de Referência da Assistência Social) na Zona Leste, seguem no cronograma. O prédio está localizado na avenida Professor Idenolphi Semeghini, no conjunto habitacional Papa João Paulo II.

Com investimento de cerca de R$ 500 mil, dos quais, R$ 195 mil dos cofres municipais e repasse do governo federal de R$ 300 mil, a empreiteira Obracri Ltda. já executou 40% da construção. Finalizou a laje e realiza o reboco da estrutura.

O recurso viabilizado pelo deputado Luiz Carlos Motta atendeu reivindicação do então vereador Renan Pontelli, atual vice-prefeito de Tupã. O projeto permitirá que a área construída tenha salas de atendimento individual e coletivo, sala de administração, sanitários, recepção, almoxarifado, copa, área de serviço e sala para equipe referenciada. Essa obra tem uma função social: ampliar o atendimento à população.

“A Região Leste da cidade abrange uma grande quantidade de famílias de todas as realidades socioeconômicas.  Por isso, a implantação de uma unidade própria do CRAS, é uma conquista que esperávamos há muito tempo e que devemos celebrar”, observou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Telma Tulim.

Junto ao CRAS III, estão referenciadas 5 mil famílias, além da população que reside no conjunto habitacional Papa João Paulo II, os moradores dos bairros Jamil Dualibi, Nova Tupã, Cônego Rebouças de Carvalho, Doutor Walter Pimentel, Joaquim Ribeiro Porto, José Maria Gonçalves Gameiro, Severino Fortunato da Silva, Distrito de Parnaso, Jardim Guarani I, II e III, Jardim Unesp I, II e III, Jardim Velline I, II e III, Parque Aliança, Parque Carajás I e II, Parque Guainazes, Parque Ibirapuera, Parque Ipanema, Parque São Pedro, Jardim Marabá, Vila Romana e Vila São José.

Função social

Os CRAS são as portas de entrada da área social, sendo um Serviço de Proteção Social Básica e visa atender prioritariamente regiões de maior vulnerabilidade e risco social, com objetivo de oferecer os serviços de Assistência Social, para fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

“Para o Centro de Referência desempenhar bem essa função é preciso investir nas condições de trabalho da equipe e para o atendimento à população. Portanto, a construção da nova sede será a realização de um sonho, como prefeito e como cidadão. Pois, também reduzirá custos com aluguel de prédios, possibilitando um lugar próprio e melhor para colocar em prática as políticas públicas de assistência social”, destacou o prefeito Caio Aoqui.

Enquanto as obras caminham para a reta final e de acabamento, o atendimento temporário feito pelo CRAS III é realizado à Rua Altino Martinez, 70-A – Jardim Velline. A Chefe de Setor do CRAS III, Nayara Guastalli Andriani lembrou que o CRAS Leste, localizado na Rua Machado de Assis, 240 - Parque Pres. Kennedy atendia sozinho 62 bairros da região, “por isso, foi providencial a implantação desse serviço para o atendimento das famílias, pois a região cresceu bastante.  Agora, a CRAS Leste está com 41 bairros e o CRAS III, no atendimento de 21 bairros”, disse.

O que faz o CRAS?

No CRAS é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Lá também a população é orientada para saber todos os benefícios assistenciais disponíveis e podem realizar sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, além de outros serviços.

Os serviços e programas oferecidos são conjuntos de atividades promovidas pelo CRAS que visam promover o ganho social e material dos cidadãos. Em outras palavras, são serviços de acompanhamento que visam direcionar as famílias para participar de planos assistenciais.

O CRAS é uma unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços no seu território de abrangência e a prestação de serviços, programas, e projetos socioassistenciais.

O Público Alvo: Famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência do CRAS, em especial as famílias beneficiárias de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais.