.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Meio Ambiente - Sexta-feira, 19 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Projeto Reciclóleo e ETEC de Tupã arrecadam 1.080 litros de óleo de fritura

Arrecadação proporcionou a doação de 270 litros de óleo novo para três entidades de Tupã


Projeto Reciclóleo e ETEC de Tupã arrecadam 1.080 litros de óleo de fritura

Os estudantes da Escola Técnica (ETEC) de Tupã – “Professor Massuyuki Kawano” arrecadaram 1.080 litros de óleo de fritura. Considerando que cada litro de óleo de fritura polui até 25 mil litros de água, o montante arrecadado vai evitar a poluição de 27 milhões de litros de água no município de Tupã.

 

Para celebrar a espetacular arrecadação e seguir sensibilizando a comunidade sobre a importância do ato, foi realizado um evento de premiação para a ETEC de Tupã, como a primeira instituição de ensino a arrecadar mais de 1.000 litros de óleo.

 

O óleo de fritura arrecadado foi trocado na proporção de 4x1 e resultou em 270 litros de óleo novo, que foram doados pelos alunos da ETEC para a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, Lar Santo Antônio e Cervida (90 litros/instituição), enquanto que o óleo velho foi encaminhado para industrialização (produção de biodiesel e/ou sabão).

 

“É substancial ressaltar que essa ação perpassa pelas dimensões ambientais, sociais e econômicas, colaborando para uma cidade mais sustentável, que contou com o apoio do diretor e Prof. Jurandir da ETEC em parceria com o projeto. Essa ação contribui diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente nos ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis)”, destacou o professor e doutor da UNESP de Tupã, Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, coordenador do Projeto Reciclóleo.

 

O evento também foi prestigiado pelo vereador Lucas Hatano, o gerente da Sabesp, Sérgio Barros e representantes da Santa Casa de Misericórdia, Lar Santo Antônio, Cervida (Centro de Estudos e Recuperação para a Vida) e representante do ENA - da Coleta de Óleo de Cozinha.

 

Parceria

 

Vale lembrar que a Unesp e Projeto Reciclóleo mantém termo de cooperação com a Prefeitura de Tupã para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, conscientização, coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha usado. 

 

O projeto disponibiliza tambores adequados para coleta e armazenamento de óleo em garrafa pet para todas as escolas municipais de Tupã, incluindo os distritos. Além disso, são desenvolvidas atividades e palestras com a iniciativa privada e pública.

633 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,74

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.