Meio Ambiente - Segunda-feira, 22 de Maio de 2023

Meio Ambiente finaliza o plantio de 12 mil mudas no Dom Quixote

Ação cumpre o TAC para arborização do município

A Prefeitura, por meio as Secretaria Municipal de Meio Ambiente, finalizou o plantio de 12 mil mudas de árvores nativas no bairro Dom Quixote. A ação ambiental foi iniciada em fevereiro deste ano, e com as boas condições do tempo foi possível finalizar a ampla atividade com agilidade.

Após a finalização do plantio, a Secretaria informou que as equipes já iniciaram a triagem das mudas para implantação de gradil, item que busca proteger as mudas durante as etapas iniciais do processo de crescimento.

Segundo dados da Pasta responsável, os plantios de mudas vêm sendo realizados pela atual administração para cumprir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para arborização, expedido às administrações passadas.

“Com o empenho do prefeito Caio Aoqui, do vice-prefeito Renan Pontelli, e com condições adequadas de trabalho, nossas equipes estão conseguindo cumprir o TAC e aumentar as áreas arborizadas da nossa cidade”, contou o titular da Pasta, Marco Antônio Pinheiro.

O Secretário ainda informou que a prefeitura solicitou o parcelamento da quantidade de plantios de mudas até 2028, sendo assim, 12 mil mudas por ano. “Este ano já conseguimos alcançar esse número somente aqui no bairro Dom Quixote, e com a ajuda de toda a população avançaremos ainda mais essa numeração, e por isso contamos com a ajuda dos moradores da área urbana e rural”, ressaltou.

Para a população poder contribuir com o plantio de mudas a Secretaria mantém os trabalhos diários do Viveiro Municipal, que realiza a distribuição gratuita de mudas de plantas ornamentais e nativas. Para a retirada os munícipes devem comparecer na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na rua Francisco Budaibes, 101 - Vila Tupã Mirim I, e solicitarem a retirada das mudas no Viveiro.

“Até o final do ano o Viveiro Municipal terá disponível aproximadamente 100 mil mudas de árvores para plantio em chácaras e sítios, e por isso pedimos também que chacareiros e sitiantes procurem a nossa Secretaria para agendarem a retirada. Sabemos que as mudas de árvores muitas vezes são caras, mas para aumentar a área verde disponibilizamos tudo gratuitamente, incluindo todas as orientações de plantio específico de cada muda”, contou Marco Antônio.