.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 23 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Tupã volta a discutir Plano Municipal de Saneamento Básico após 16 anos

Audiência pública marcada para o dia 25 vai abordar abastecimento de água e tratamento de esgoto


Tupã volta a discutir Plano Municipal de Saneamento Básico após 16 anos

Depois de 16 anos, o município de Tupã volta a discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico. O último foi elaborado pela Prefeitura Municipal em 2007. A audiência pública está marcada para quinta-feira, dia 25, às 20h, no plenário da Câmara Municipal.

 

Promovida pela Secretaria de Planejamento e Infraestrutura (Seplin), a audiência sobre saneamento básico é pública e o debate é aberto à população. O objetivo é revisar e atualizar o plano de abastecimento de água e tratamento de esgoto, assunto do interesse de toda a coletividade.

 

De acordo com o secretário da de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, é importante a participação da população porque serão discutidas políticas públicas relacionadas ao saneamento básico e estratégias de garantia da qualidade de vida dos munícipes, seguindo pilares técnicos, econômicos e ambientais.

 

Os pilares técnicos visam a universalização dos serviços, operação adequada e garantia de fornecimento de água com qualidade. Os pilares econômicos tratam do aumento da eficiência do sistema, melhoria da saúde e qualidade de vida da população e redução de casos de contaminação por doenças de veiculação hídrica. Já os pilares ambientais abordam o aumento da qualidade dos corpos hídricos; maior eficiência no uso dos recursos hídricos, e preservação dos mananciais, da fauna, da flora, e do solo.

 

Meta

 

O Departamento de Águas e Energia Elétrica coloca Tupã com índice de atendimento e tratamento de esgoto urbano em 100%, numa relação entre volume tratado e o total coletado. Para a Sabesp, o município é chamado de 300% de saneamento, quando atinge a meta de 100% de água tratada, 100% de Esgoto coletado e 100% de Esgoto tratado.

 

A meta do marco Legal de Saneamento era de 90%, para o perímetro urbano e, apesar de Tupã estar acima dessa meta, o documento determina ainda soluções para o sistema de esgotamento sanitário rural: Córrego Afonso XIII, Córrego São Martinho, Ribeirão da Copaíba, e Rio do Peixe.

 

Para atingir e/ou manter as metas estabelecidas, os participantes poderão dar sugestões, propostas de obras e intervenções de curto, médio, e longo prazo, fundamentadas no relatório síntese e na versão completa, que estão disponíveis para acesso em www.tupa.sp.gov.br/relatoriosaneamento. O diagnóstico a ser construído deve partir das diretrizes nacionais previstas pelo novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026, de 2020), sendo embasado de forma técnica, econômica e ambientalmente responsável.

 

A Revisão/Atualização dos Planos Municipais de Saneamento Específicos dos Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), e corresponde aos municípios fiscalizados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP).

 

845 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.