Saúde - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023

Tupã 2030 finaliza etapa de capacitação com equipes da Saúde

Profissionais foram orientados para acompanhamento de crianças com má nutrição

Médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde participaram de uma capacitação do Tupã 2030: Programa de Promoção Integral e Sustentável da Saúde e Bem-Estar da Criança e do Adolescente, a fim de atualizar os profissionais diante da identificação de problemas nutricionais na infância.

Três encontros remotos foram promovidos (nos dias 5, 12 e 19/05), contemplando aproximadamente 60 pessoas. O conteúdo foi apresentado pela Gerente Geral clínica do CREN (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), Maria Paula de Albuquerque; e pela nutricionista, Paola Micheloni Elvira Ibelli.

Conforme a diretora do departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, a ação teve por objetivo despertar os profissionais diretamente ligados à assistência em saúde da criança, em diversas fases do desenvolvimento delas, para a segurança alimentar, o combate à obesidade e à desnutrição.

“O acompanhamento é muito próximo, desde a gestação da mãe, nascimento do bebê, até os cinco anos completos. Então, é importante que esses profissionais se atualizem, para um melhor diagnóstico e atendimento da necessidade individual da criança em situação de sobrepeso ou desnutrida”, explica a diretora.

Tendo em vista a atuação multiprofissional das equipes especializadas, os psicólogos foram envolvidos no projeto, pois muitas vezes fatores emocionais impactam diretamente na relação da criança com a comida. Dessa forma, a capacitação permitiu ampliar a cobertura em saúde, no monitoramento, na supervisão do risco de desenvolvimento de comorbidades, e na investigação de sinais e sintomas gerais.