.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Segunda-feira, 29 de Maio de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde orienta profissionais da Saúde sobre a hanseníase

Roda de conversa visa facilitar o reconhecimento de sinais e sintomas da doença


Saúde orienta profissionais da Saúde sobre a hanseníase

A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou ações de orientações para os profissionais de todas as Unidades de Saúde do município. As orientações são sobre a hanseníase, doença infecciosa que atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas).

 

As orientações e conscientização para sinais e sintomas de hanseníase estão sendo realizadas pelo médico Alessandro Corrêa em roda de conversa com os profissionais, juntamente aos Departamentos de Vigilância em Saúde e Atenção Básica.

 

Segundo o Ministério da Saúde a infecção por hanseníase acomete pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece. As lesões neurais decorrentes conferem à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

 

O titular da Pasta, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressaltou que as orientações são muito importantes para afastar o estigma e preparar todos os profissionais para saberem como lidar com a situação nas Unidades.

 

“Saber melhor sobre a doença facilita o reconhecimento de sintomas e torna o diagnóstico mais fácil, evitando assim o contágio de mais pessoas. Desta forma, a Saúde dispôs de profissional para reforçar as características da doença e conscientizar as equipes de enfermagem e auxiliares”, contou.

 

Hanseníase

 

A hanseníase é uma doença infecciosa que lesiona os nervos e diminui a sensibilidade da pele. O distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

 

A doença tem cura, mas exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para as pessoas de convívio próximo. A bactéria penetra o organismo por meio das vias respiratórias ou secreções como a saliva, sendo transmitido da mesma forma, até se instalar nos nervos periféricos e na pele.

 

Sintomas

A hanseníase se manifesta por sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos. As alterações neurológicas, quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem causar incapacidades físicas e deformidades.

 

Ao notar a presença duradoura de manchas pelo corpo, é orientado que o munícipe procure por atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para avaliação.

458 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.