Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Programa Nascentes direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais
Os proprietários rurais de Tupã estão sendo convidados para receber informações sobre o Programa Nascentes, do governo do Estado de São Paulo. As orientações serão transmitidas aos interessados nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 9h, na sede da Secretaria de Agricultura, localizada à Rua Adamantina, 60, Jardim Paulista.
O evento tem relação com o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo, através da empresa Global Projetos e Meio Ambiente, focada em atender as demandas ligadas ao Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Os temas que deverão ser abordados neste dia terão ênfase em assuntos rurais e parceiros da Secretaria de Agricultura, como Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo, com suas formas de adesão para proprietários rurais interessados em compor o banco de áreas; Coexistência Humano - fauna silvestre, com ênfase à proteção de animais silvestres – pela Polícia Ambiental e a interface entre a Produção Agroecológica – pelo Comitê Gestor que implantará o Programa Tupã 2030.
Além da abordagem sobre uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos e sobre a importância fundamental dos animais silvestres para a preservação e manutenção da biodiversidade, o encontro levará também informações sobre o Programa Nascentes.
O programa
De acordo com o portal do governo do Estado de São Paulo, o Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora.
O programa de governo, que envolve 10 secretarias de estado, otimiza e direciona investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.
A iniciativa une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações de recuperação a serem cumpridas e possuidores de áreas com necessidade de recomposição da vegetação nativa.
O programa ainda conta com uma Prateleira de Projetos prontos para contratação, com local e estratégia de restauração definidos e com anuência do proprietário para sua realização. Os projetos são propostos por empresas ou ONGs que atuam no ramo da restauração ecológica conforme as orientações fornecidas.
Certificado e Selo Nascentes
Podem receber o Certificado as pessoas físicas e jurídicas que financiem, executem ou disponibilizem áreas para projetos no âmbito do Programa. Os projetos voluntários que restaurem pelo menos 10 hectares, ou que para o cumprimento de obrigações legais adicionem 10 hectares ao projeto ou realizem o dobro da restauração exigida, garantem às pessoas físicas ou jurídicas o Selo Nascentes, ícone do comprometimento com a preservação do meio ambiente e preocupação com a segurança dos recursos hídricos do estado de São Paulo.
Para obter mais informações ou tirar dúvidas a Secretaria Municipal de Agricultura também atende pelo telefone 344-1310, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.