Agricultura - Sexta-feira, 23 de Junho de 2023

Produtores foram orientados sobre Programa Nascentes

Investimentos públicos e privados podem ser aplicados para proteção da biodiversidade

Produtores foram orientados sobre Programa Nascentes

Os proprietários rurais de Tupã receberam na manhã desta quinta-feira, dia 22, informações sobre o Programa Nascentes do governo do Estado de São Paulo. O Programa Nascentes alia a conservação de recursos hídricos à proteção da biodiversidade por meio de uma estrutura institucional inovadora.

O evento tem sintonia com o trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo, através da empresa Global Projetos e Meio Ambiente, focada em atender as demandas ligadas ao Programa Município Verde Azul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo.

Os temas abordados tiveram ênfase em assuntos do Programa Nascentes e suas formas de adesão para proprietários rurais interessados em compor o banco de áreas; Coexistência humana - fauna silvestre, com ênfase à proteção de animais silvestres, e a interface entre a Produção Agroecológica do Programa Tupã 2030.

O encontro contou com palestras do comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental de Tupã, 1º tenente Cleber Rodrigues Ventrone, representante da Global Projetos, Renan Zambianqui e do secretário da Educação, Cultura e Esportes, Valdir Berti - integrante do Comitê Gestor do Programa Tupã 2030.

Participaram da orientação aos proprietários rurais e de órgãos ligados ao campo, os secretários de Agricultura, Anderson Luiz e de Meio Ambiente, Marco Antônio Pinheiro. Representando a Câmara, o vereador pastor Eliézer de Carvalho.

Cadastro

A partir de agora, os produtores que quiserem aderir ao Programa Nascentes terão que fazer um cadastro. “O cadastro é feito por meio do Projeto Nascentes, mas nós da empresa Global e as Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente estamos fazendo um mutirão para sensibilizar e cadastrar os produtores rurais que possuem áreas de nascentes ou mata ciliar e que não possuem vegetação nativa para recomposição sem nenhum custo”, explicou o engenheiro ambiental, Zambianqui.

O Programa Nascentes envolve 10 Secretarias de Estado para otimizar e direcionar investimentos públicos e privados para cumprimento de obrigações legais, para compensação de emissões de carbono ou redução da pegada hídrica, ou ainda para implantação de projetos de restauração voluntários.

Os projetos voluntários que restaurem pelo menos 10 hectares, ou que para o cumprimento de obrigações legais adicionem 10 hectares ao projeto ou realizem o dobro da restauração exigida, garantem às pessoas físicas ou jurídicas o Selo Nascentes, ícone do comprometimento com a preservação do meio ambiente e preocupação com a segurança dos recursos hídricos do estado de São Paulo.

Fauna silvestre

A Polícia Militar Ambiental tem a função de fiscalizar levou para a palestra uma ação preventiva, divulgando informações e dados que contribuem para que o produtor se enquadre na legislação ambiental. “Assim o produtor rural se antecipa frente à legislação e contribui com os problemas em relação à fauna silvestre, como a degradação de áreas de preservação permanentes, localização e contato com as autoridades competentes sobre animais silvestres nas áreas urbanas e também na manutenção em cativeiro. Existindo um ecossistema equilibrado, a qualidade de vida da população como um todo melhora”, pontuou o 1º tenente Ventrone.

Já o secretário de Agricultura, Anderson Luiz destacou a importância dos temas levados para o encontro, através do envolvimento da comunidade rural, técnicos, Secretarias Municipais e pela determinação do prefeito Caio Aoqui em gerir uma ampla parceria focada na agricultura familiar, meio ambiente, qualidade de vida de nossas crianças, através de uma alimentação saudável dentro do Programa 2030.

Tupã 2030

O Comitê Gestor do Programa Tupã 2030 nasceu com uma parceria de grandes universidades da França, Suiça, Unesp local, e atende uma reivindicação da Organização das Nações Unidas (ONU) ao qual a Prefeitura de Tupã aderiu para que o município se torne uma das 10 cidades com melhor qualidade de vida do Brasil.

“Em resumo, nós não podemos ter na educação, na saúde e na assistência social crianças subnutridas e nem com sobrepeso. A gente já trouxe profissionais de São Paulo para fazer uma triagem de todas as nossas crianças de creches e pré-escolas para desvendarmos se temos crianças subnutridas ou com sobrepeso. A parceria com agricultura e meio ambiente entra nessa vertente, a de trabalhar com a agricultura orgânica para incentivar fomentar a agricultura familiar na produção natural e para formar um conceito de educação alimentar saudável a partir das crianças, mas que alcance também suas famílias e toda a sociedade.”, resumiu Berti.