Agricultura - Terça-feira, 04 de Julho de 2023

Comitiva tupãense participa de audiência na Secretaria Estadual de Agricultura

Durante encontro, agendado pelo deputado Carlos Cezar, foram encaminhadas várias reivindicações

O deputado estadual Carlos Cezar agendou reunião entre o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira e representantes de Tupã, que levaram na “bagagem” uma extensa pauta de reivindicações para o setor agrícola.

O encontro realizado na quinta-feira, dia 29, reuniu Junqueira, o secretário executivo Marcos Renato Böttcher, o deputado e a comitiva do município, composta pelo secretário municipal de Agricultura, Anderson Luiz Pereira da Silva, o vereador pastor Eliézer de Carvalho e o superintendente regional de Tupã, Valter Souza.

Um dos assuntos debatidos tem relação com a produção de amendoim, que torna o município uma referência nacional. O pleito é para isentar a casca do amendoim vendido para a queima e geração de energia.

O produto é tributado em 18% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), diferente do que acontece com a casca de arroz e do cavaco de madeira comercializados para a mesma finalidade e sem ser tributado.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura do Estado, o secretário Antonio Junqueira encaminhará o pedido ao secretário da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita para isenção do imposto.

A pasta destacou que Tupã, com cerca de 65 mil habitantes, é uma região agrícola e muito forte na produção e exportação de amendoim, além de outros produtos como a mandioca, abacate, ovos e seringueira.

Junqueira ressaltou a linha de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) que pode contribuir ainda mais o setor granjeiro local. O secretário pontuou ainda sobre a importância da regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). "O imóvel com a certificação poderá ter o produto mais valorizado, principalmente para o mercado externo", frisou o secretário.

“O pastor Eliézer contatou o deputado Carlos Cezar e este acertou a audiência com o secretário Antonio Junqueira, que nos garantiu considerar todas as demandas atendidas”, disse o secretário de Agricultura, Anderson Luiz.

Outras reivindicações

Anderson Luiz pontuou outras demandas que o município deve considerar atendidas pelo governo estadual são as reivindicações para ampliar a Patrulha Rural. “Solicitamos duas máquinas Patrol – motoniveladoras para manutenção de estradas rurais, duas camionetes do Agro Mais Seguro, dois caminhões pipas, além de implementos. Também pedimos um investimento de R$ 500 mil para atender outras demandas do setor”, garantiu.