Assuntos Jurídicos - Segunda-feira, 31 de Julho de 2023

Nova Cooperativa de Trabalho de Reciclagem vai ter apoio da prefeitura

Iniciativa do vereador Israel Tutu culminou com assinatura de convênio

Nova Cooperativa de Trabalho de Reciclagem vai ter apoio da prefeitura

O prefeito Caio Aoqui e a presidente da Cooperativa do Ramo de Trabalho de Reciclagem de Tupã, Jandira Pereira de Souza firmaram nesta quarta-feira (26), convênio que possibilitará suporte da administração pública às atividades da entidade que já chegou a empregar cerca de 30 trabalhadores.

Criada em 2015, a Cooperativa vinha desde então lutando para formalizar essa parceria, mas as dificuldades foram muitas até superar todas as etapas burocráticas. Foi a partir daí que entrou a supervisão do vereador Israel Velloso da Silva Neto, o “Tutu”.

Além do parlamentar, o respaldo envolveu toda a administração, através das Secretarias de Assuntos Jurídicos, Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Depois de constituída legalmente a Cooperativa, a Câmara aprovou Projeto de Lei de autoria do prefeito permitindo estabelecer a parceria. O convênio permite que a prefeitura dê a mesma assistência já destinada à Cooperativa de Reciclagem de Tupã (COORETUP) – criada a partir do Projeto “Reciclar é Legal”.

Atualmente, essa segunda Cooperativa de Trabalho, liderada por Jandira está estabelecida na Estrada Tupã/Queroz, km 7, mesma região onde está sediada a COORETUP.

O vereador Israel Tutu explicou que a partir de 2019 foi possível estender esse apoio técnico e jurídico para atingir o objetivo. “Recordo-me que o ex-vereador Walter Moreno, através de sua assessoria, acompanhou essa questão e, eu agora, como vereador, dei sequência para trazer maior dignidade para esses trabalhadores liderados pela dona Jandira. Considerando que apenas 5% do material reciclável são reutilizados, percebemos que há espaço para impulsionar a geração de mais emprego e renda, através do apoio da prefeitura”, disse.

O parlamentar também garantiu que vai destinar recursos de suas emendas para viabilizar aquisição de equipamentos de trabalho objetivando facilitar os serviços de coleta, triagem, prensagem e enfardamento do material reciclável.

“A partir do convênio, a prefeitura vai poder fornecer veículo para a coleta, transporte do lixo e dos trabalhadores, além de destinar ajuda social, com o fornecimento de cestas básicas, apoio jurídico e ambiental”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio Pinheiro, o “Marquinho”.

Já o prefeito Caio Aoqui destacou o esforço do trabalho da presidente da Cooperativa. “A dona Jandira me disse que é analfabeta, mas que tem disposição para trabalhar e de superar todos os entraves que surgem diante dela e a prova está na sua dedicação, na liderança que exerce na constituição de direito dessa cooperativa para firmar esse convênio com a Prefeitura. A gente sabia das dificuldades que essas famílias enfrentavam, mas não existia respaldo jurídico para auxiliar, até a formalização da entidade sem fins lucrativos”, assinalou.

A caneta e a enxada

Apesar de analfabeta, dona Jandira revelou ao prefeito Caio Aoqui de que também tinha como sonho aprender a escrever o próprio nome para assinar o convênio com a prefeitura. Tremula e visivelmente emocionada conseguiu expressar todo seu sentimento de gratidão durante o seu discurso no ato solene: “Obrigada!”.

Minutos depois, já restabelecida e após assinatura do termo, Jandira explicou como conseguiu assinar o documento. Na sua simplicidade, com mãos calejadas poetizou titulo de uma letra de música raiz de autoria de Zico e Zeca - A caneta e a enxada. “Foi da noite para o dia. Pensei num dia e no outro já tinha terminado. Eu nunca estudei. Minha caneta foi uma enxada”, declarou.