Agricultura - Terça-feira, 08 de Agosto de 2023

Engenheiros visitam estrada do Sete antes de iniciar Melhor Caminho

O projeto tem investimento previsto de R$ 1,2 milhão

Os engenheiros das empresas LBR Engenharia e CCL Construtora de São Paulo estiveram na estrada rural do bairro Sete de Setembro inspecionando toda a extensão da via, para promover ajustes no projeto do Programa Melhor Caminho que será executado no local. Os ajustes são necessários por causa do solo bastante arenoso.

O Programa prevê melhorias numa extensão de 6 km de pontos críticos, contemplando centenas de famílias que possuem propriedades rurais nos bairros Sete de Setembro, Cotoco e Dom Quixote, considerando que a estrada permite acesso ao distrito de Universo, Balneário do Sete e aos municípios de Iacri e Rinópolis. Os serviços estão orçados em R$ 1.202.335,48.

A obra é aguardada há mais de 30 anos pelos moradores da cidade. A estrada do Sete de Setembro é um local de bastante tráfego para o escoamento da produção dos produtores rurais da região e de acesso também ao aterro de galhos do Dom Quixote pelos caminhões da prefeitura.

A visita dos engenheiros “in loco” aconteceu em julho e foi acompanhada pelos secretários de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, o adjunto de Agricultura, Mateus Oliveira e do chefe de gabinete John Coelho.

De acordo com o secretário de Agricultura, Anderson Luiz, todos os proprietários de chácaras e sítios que margeiam a Estrada TUP-344 assinaram o Termo de Anuência, concordando com o início do programa Melhor Caminho. “Já foram cumpridas duas etapas antes do início das obras. A primeira é a autorização dos moradores. A segunda é o levantamento arbóreo de supressão da estrada, feito em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”.

O levantamento arbóreo foi autorizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), através da resolução SMA N 70 11 DE JUNHO DE 2018, que dispõe, por exemplo, sobre o licenciamento ambiental de intervenções destinadas à conservação e melhorias de estradas.

O PROGRAMA

O Programa Melhor Caminho é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e tem por objetivo a recuperação de estradas rurais por todo o estado de São Paulo.

O trabalho inclui a aplicação de cascalho, serviços de manutenção e adequação das saídas de água das curvas de nível, sendo as melhorias executadas por empresa contratada pelo Governo Estadual com acompanhamento da LBR Engenharia.

O programa tem atuação transversal, melhorando índices econômicos e sociais. Enquanto desenvolve o escoamento da produção agropecuária e permite tráfego de veículos até em período de chuva. Todo o leito da estrada é movimentado de forma a facilitar o escoamento de águas. A estrada também fica mais larga, com até 10 metros em alguns trechos.

Os proprietários não desembolsam nenhum recurso para retirada e reposição da cerca, nem perdem qualquer centímetro de área.

Outra estrada que deverá receber melhorias do programa Melhor Caminho, é a da Santa Estela. Assim como no projeto do Sete de Setembro, serão 6 km de obras na estrada.