Desenvolvimento Social - Terça-feira, 22 de Agosto de 2023

Tupã adere ao programa TODAS in-Rede para mulheres com deficiência

Iniciativa disponibiliza curso online gratuito sobre empreendedorismo e liderança

A prefeitura de Tupã, através da Subsecretaria dos Direitos Humanos, aderiu ao programa TODAS in-Rede, criado pelo governo estadual, que disponibiliza cursos online gratuitos para mulheres com deficiência com temas que abrangem empoderamento e a liderança feminina.

O Termo de adesão foi assinado pelo prefeito Caio Aoqui e o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Marcos da Costa, durante o lançamento do programa TODAS in-Rede. A cerimônia aconteceu no Auditório do Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”.

“O propósito da Secretaria é dar notoriedade aos programas para que eles tenham maior inserção em todas as regiões do estado de São Paulo, e o TODAS in-Rede é uma iniciativa essencial para as mulheres com deficiência. A violência contra a mulher infelizmente ainda é uma realidade e, com os cursos, as mulheres aprendem sobre direitos que, muitas vezes, não sabiam da existência”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Desenvolvido em 2020, o TODAS in-Rede visa promover a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, conforme a SEDPcD.

A região de Marília possui mais de 6,6 mil pessoas com deficiência, sendo 55,6% mulheres e Tupã é a 77ª município do estado a aderir à iniciativa. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

“O TODAS in-Rede é um programa muito importante para as mulheres com deficiência. Agradeço à municipalidade por ter abraçado a causa aqui em Tupã. A iniciativa vai propiciar às mulheres com deficiência e seus familiares uma oportunidade de aprender e compreender a importância de elas serem independentes”, aponta a coordenadora do programa, Caroline Reis.

Mulheres com deficiência

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres. Em violência de gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.

Curso de Libras

O curso gratuito de Libras que será ministrado online pela equipe da SEDPcD teve suas inscrições preenchidas com sucesso, no total de 70 vagas disponibilizadas para maiores de 18 anos.

“Serão 40h de aulas no total, sendo 30h de aulas ao vivo e 10h de atividades extras. Este é um curso muito importante para a sociedade e que, com a parceria do vereador Paulo da Farmácia que solicitou a realização do curso em Tupã por ofício diretamente à nossa Subsecretaria, fará a diferença para a nossa população”, disse o subsecretário de Direitos Humanos, André Prado.

O curso oferecerá certificado para todos os participantes, mas para obter é necessário ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final de 5,0 ou superior.

A diretoria da Associação da Pessoa com Deficiência – APDETT, através do presidente Nelson Prudêncio comemorou o sucesso da indicação proposta pelo vereador Paulo César Soares, o “Paulo da Farmácia”.

O município vai receber vagas para capacitação de profissionais da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã para atendimento às mulheres com deficiência vítimas de violência e Curso de Libras de ensino à distância (EaD), além de divulgar no município as campanhas educativas do Programa.

O prefeito Caio Aoqui ressaltou que “este é um curso único e com público bem específico, e por isso foi tão interessante conseguir para a nossa população. Ao criarmos a Subsecretaria dos Direitos Humanos também tínhamos como objetivo dar voz a essa parcela da população que necessitava de visibilidade para levar suas reinvindicações e ter seus pleitos atendidos como nesta ocasião”.