.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 25 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Santa Casa mantém rede de doação de leite materno de puérperas

Doações são realizadas através do trabalho do Banco de Leite do hospital


Com a Campanha Agosto Dourado, que dá ênfase a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta os serviços públicos de Tupã que orientam e dão assistência às mães após o nascimento de seus filhos. Dentre os serviços oferecidos, a Pasta aponta o trabalho de coleta e doação de leite humano, realizado pelo Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Tupã.

 

O Banco tem como objetivo orientar mães sobre a necessidade da doação de leite materno, visto que muitas mulheres não produzem o leite para alimentarem seus bebês após o nascimento. Para isso, o Banco conta com a nutricionista Luciana Marandola, que realiza os trabalhos de orientação na maternidade da Santa Casa, convidando as mães para participarem da rede de mulheres doadoras. 

 

Ao sinalizar a vontade de ser doadora, o Banco de Leite orienta sobre o exame sorológico necessário para apontar a saúde da mulher e evitar que qualquer doença seja transmitida aos bebês através da ingestão do leite. O exame, realizado pelo próprio hospital, é gratuito e pode apontar a presença de doenças como sífilis, HIV, Hepatite B e C. 

 

Após a doação, o leite passa por um processo de pasteurização no próprio hospital, com rigoroso controle de qualidade e segue para armazenamento. Isso permite que ele seja distribuído aos bebês, contribuindo para a nutrição, saúde e diminuição de casos de morbimortalidade.

 

“Atualmente o Banco conta com 10 doadoras de Tupã, que fazem a retirada do leite materno e reservam em casa até o dia de retirada, que é uma vez por semana. A quantidade de leite doado por cada mulher é variada, indo de 400 ml até 8 litros por semana em alguns casos extraordinários. O leite humano é um alimento completo aos bebês e a sua doação é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, especialmente dos prematuros. Cada gota vale muito”, disse a nutricionista Luciana.

 

Além do trabalho realizado na maternidade convidando as mulheres para serem parte da rede, a instituição informa que as mulheres que têm vontade de serem doadoras podem entrar em contato com o hospital, basta ligar no telefone (14) 3404-5555 e informar o desejo.

 

A doadora Aline Rodrigues de Lima, contou sobre o trabalho realizado pela nutricionista do Banco e da importância da doação do leite humano para as crianças. “Quando cheguei em casa após o parto, eu percebi que estava produzindo bastante leite e entrei em contato com a Luciana, que me passou todas as orientações e já trouxe os potinhos para eu ir reservando o leite. Desde a terceira semana de vida da minha filha eu passei a ser doadora. Pra mim é muito importante e eu fico muito feliz, porque eu vejo o quanto a minha filha se desenvolve e cresce por conta do leite materno, e poder ajudar outras mães e garantirem que os seus filhos tenham o mesmo benefício que a minha é muito gratificante”, ressaltou.

 

Segundo dados do Banco, além de atender as demandas de Tupã, o Banco de Leite da Santa Casa auxilia a cidade de Marília quando necessário.

 

Para o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a união de todos os trabalhos realizados em Tupã para o apoio de gestantes e puérperas são de extrema importância. 

 

“Desde a gestação até após o nascimento do bebê, Tupã tem uma rede de apoio muito bem estruturada para dar atenção às mães e aos seus filhos. Temos os serviços da Prefeitura e da Santa Casa, que juntos trabalham para que essas mulheres passem pelos processos da gestação, amamentação, etc, de forma tranquila e segura. Parabenizo todo o trabalho do Banco de Leite da Santa Casa que realiza diariamente um trabalho tão bonito e importante para toda a cidade”, parabenizou.

 

Agosto Dourado 2023

 

Em apoio ao aleitamento materno o Ministério da Saúde lançou a campanha do Agosto Dourado 2023 com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.  Em seu site oficial (www.gov.br/saude) o Ministério aponta diversos temas sobre a amamentação, incluindo a importância da doação do leite materno. 

 

O Brasil possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH) do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países das Américas, Europa e África, estabelecida por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). 

 

O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR) em 1998 com a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.

481 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.