.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Saúde - Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Departamento de Entomologia e Endemias realizou nova ADL

Ação visa identificar a eficácia das ações e traçar novas estratégias no combate à dengue


Departamento de Entomologia e Endemias realizou nova ADL

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Entomologia e Endemias, realizou nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) entre os dias 9 e 11 de outubro. A ação é realizada periodicamente pelo Departamento para identificar a eficácia das ações e traçar novas estratégias no combate à dengue.

 

Segundo o responsável do setor, Marco Antônio de Barros, o resultado comprova que a cidade está progredindo no combate à dengue após inúmeras ações. "Tupã apresentou 1,7 na ADL. O novo resultado enquadra o município como classificação 'alerta' na escala de 1 a 3,9, estabelecida pelo Ministério da Saúde. O cenário atual representa um progresso no combate, pois a ADL realizada em janeiro deste ano teve um índice de 7,3", destacou.

 

O chefe do setor também explicou que a execução, o lançamento de dados no sistema do Governo do Estado e a validação dos dados junto ao Ministério da Saúde se deram em 72 horas. Portanto, Tupã novamente foi uma das primeiras cidades do Brasil a registrar os dados. Registro este que todos os municípios do país devem fazer até o início de novembro.

 

Ele ainda explicou que a ADL corresponde à quantidade de imóveis encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti. "Durante a avaliação, os agentes visitaram 1.200 residências, sendo que 22 apresentaram focos, totalizando 26 focos. Vale destacar que todos os focos foram encontrados em locais onde o próprio morador poderia ter eliminado; o que nos faz reforçar ainda mais o pedido para que todos cuidem de seus quintais e ajudem nesse combate", enfatizou.

 

O Secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que o objetivo da avaliação é mensurar o nível de infestação para adotar novas medidas de eliminação de focos. "A ADL é importante para sabermos o grau de infestação do mosquito no município e, a partir disso, definir quais ações e estratégias a prefeitura adotará para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti", completou.

 

O prefeito Caio Aoqui parabenizou as equipes pelo resultado e enfatizou que a queda no resultado da ADL são frutos do bom trabalho realizado pelo Departamento e também das várias ações desde fevereiro, como mutirão de limpeza e a intensificação dos trabalhos em todos os  sábados de março.

 

Notificação

Conforme determina a lei Municipal 4.659/13 o Departamento estará expedindo notificação para imóveis com focos. Durante a ADL em um imóvel foi encontrado 3 focos e este estará recebendo a notificação.

269 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2023

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.