Tupã investe em mais nebulizadores de inseticida para combate ao Aedes aegypti

Saúde - Quarta-feira, 03 de Julho de 2024


Tupã investe em mais nebulizadores de inseticida para combate ao Aedes aegypti

O Departamento de Entomologias e Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu quatro nebulizadores costais motorizados. Os itens serão utilizados nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate a endemias, que neste ano ampliaram a busca por casos de dengue e chikungunya. 

 

Foram investidos R$ 16.800 na aquisição das novas bombas, agora o setor conta com 10 máquinas para a aplicação de veneno contra o Aedes aegypti e um aspersor veicular, para nebulização noturna contra os insetos adultos.

 

Segundo o subsecretário de Endemias, Marco Antônio de Barros, nas ações casa a casa, geralmente, são aspergidos quatro litros de produto em cerca de 40 a 50 quarteirões por dia. “Desde 2019, o prefeito Caio Aoqui tem buscado melhorar as condições de trabalho dos servidores que, divididos em equipes, monitoram todas as regiões do município e orientam os moradores sobre a importância da eliminação de criadouros de arboviroses, e alertam para as diferença entre os sintomas da dengue e da chikungunya”, explica.

 

Tupã registou 809 casos de dengue de 1º de janeiro a 1º de julho de 2024; enquanto foram 2.739, no mesmo período do ano passado. Por outro lado, não houve registros de chikungunya em 2023, contra 24 confirmações da febre chikungunya apontadas em Tupã apenas no primeiro semestre de 2024. Acompanhe o boletim semanal de arboviroses em tupa.sp.gov.br/dengue

 

 Com o aumento nos índices e diagnósticos de chikungunya, a rotina do departamento foi intensificada, em parceria com os agentes comunitários de saúde da Atenção Básica.

 

Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, os nebulizadores costais demandarão menos manutenções, são mais modernas e potentes. “Adquirimos modelos apropriados para o nível dos trabalhos. Porque se entende ser fundamental investir na prevenção, quanto menos mosquitos, menos pessoa­­­s infectadas”.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã