Duas novas instalações para equipamentos de saúde de Tupã foram entregues nesta segunda-feira (30) pela prefeitura. Um dos prédios construídos será a Unidade Básica de Saúde “Dr. Francisco Spadaro Júnior”; o outro sediará o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), que agora leva o nome do dr. Gaspar Arévalo Crisóstomo.
A UBS Dr. Francisco Spadaro Júnior atende a população referenciada pela região da Vila Abarca, e mantém atualmente os serviços na rua Pedro Sanches Serrano, 10-A. As futuras acomodações (na rua Pedro Moreno Gomes, nº 10), contam com estrutura apropriada para as demandas sendo: recepção e sala de espera de pacientes amplas e arejadas; banheiros com acessibilidade; sala de procedimentos; consultório odontológico; consultório ginecológico com banheiro; sala de inalação; sala de entrega do leite; sala de reunião de equipe; estacionamento privativo; e depósito.
Representando a família do dr. Francisco Spadaro Júnior, o também médico Claudio Miguel Grisolia disse ser um belo reconhecimento da cidade pelo trabalho de um médico que durante dezenas de anos trabalhou em benefício da população. Daniele Grisolia Dualibi conta que o pai dela e o homenageado foram amigos bastante próximos. “Quando meu pai veio para Tupã em 1964, o dr. Spadaro já era um renomado oftalmologista. E nós formamos uma grande família, porque as filhas do tio Spadaro são afilhadas do meu pai, e o tio Spadaro é padrinho de um de nós, então temos uma ligação familiar”.
O prefeito Caio Aoqui ressaltou a satisfação de entregar a maior unidade de saúde de Tupã, uma obra orçada em aproximadamente R$ 2 milhões. “A gente fica feliz em encerrar o mandato com a entrega de um prédio para a UBS da Vila Abarca, que já teve as instalações condenadas pela defesa civil. Hoje, tanto a UBS, quanto o CAPS, atendem e casas locadas, e deixar de pagar aluguel será sempre muito vantajoso para o setor público”.
CAPS
A sede própria do CAPS II – “Dr. Gaspar Arévalo Crisóstomo” fica na mesma região da UBS “Dr. Francisco Spadaro Júnior”. Com área construída edificada de 274 metros quadrados, o CAPS ocupará a estrutura base do projeto “Espaço Saúde”, iniciativa desenvolvida por meio do Programa Pontal 2030 QualiVida, do Governo do Estado de São Paulo, que oferece uma planta arquitetônica pronta para o segmento da saúde.
Os usuários e funcionários deste segmento da Saúde Mental poderão dispor de recepção; salas de assistente social, de acolhimento, de atendimento psicológico, do setor administrativo, de observação; consultório médico; e área de convivência dos funcionários. Na parte externa, está previsto espaço para terapia ocupacional, com terreno disponível para cultivo de hortas, por exemplo.
O local foi apresentado à população na presença da família do saudoso médico psiquiatra. Conforme a viúva Dione Ferreira de Arévalo o marido dela viveu devotado à profissão. “Passados 15 anos da morte do Gaspar, ele ainda é lembrado pela humildade, pelo amor à psiquiatria, por suas palavras e sua maneira de ser. Ele saiu do Peru para estudar em Salvador–BA, me conheceu, e moramos em Tupã cerca de 42 anos. Ele atendeu em Adamantina, Osvaldo Cruz, Junqueirópolis, porque não sabia dizer ‘não’ para um paciente. Certamente, dono de uma vivência espetacular”.
Conforme o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, as duas estruturas entregues aguardam as etapas de acabamento e a chegada do mobiliário. “Com a mudança, teremos ambientes mais completos para ofertar um melhor atendimento. A gente agradece aos funcionários e a equipe da atual administração, pelo carinho e cuidado diários. Eternizamos hoje dois nomes de pessoas abnegadas e de extrema importância para a Saúde de Tupã”.
Tupã