Luta antimanicomial é lembrada com série de atividades

Saúde - Sexta-feira, 16 de Maio de 2025


Luta antimanicomial é lembrada com série de atividades

Com uma celebração que vai ser realizada em todas as 13 residências terapêuticas de Tupã no próximo domingo (18), quando os residentes irão participar de um café da manhã especial, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) encerra uma série de atividades organizada para marcar os trabalhos de luta antimanicomial.

Segundo Bárbara Ferreira Manoel Theodoro, diretora de Saúde Mental do CAPS, além de conscientizar a população, estas ações destacam a importância da atenção psicossocial em liberdade e reforçam o posicionamento contra as práticas manicomiais, que são condenadas em praticamente todo o mundo.

“O objetivo da luta antimanicomial é defender os direitos das pessoas com sofrimento mental, promovendo seu cuidado em liberdade, com dignidade, inclusão social e cidadania, sem que sejam submetidas ao isolamento”, explica a profissional.

O trabalho é organizado para chamar a atenção e mobilizar a sociedade; profissionais que atuam na área de saúde mental; pessoas com sofrimento psíquico e seus familiares; e gestores e formuladores de políticas públicas para que, através da combinação de forças, o tema ganhe destaque e o tratamento siga evoluindo.

Os moradores das residências terapêuticas tiveram um mês marcado de experiências. Visitaram a feira-livre da Praça da Bandeira, onde, entre outras experiências, aproveitam o famoso pastel; foram à missa na Matriz de São Pedro; e visitaram o Salão de Belas Artes. O café da manhã que será servido no domingo, citado no início do texto, fecha o rol de atividades especiais.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã