Com avaliação superior a 85%, Tupã é índice “Ouro” no Programa Nacional da Transparência
Planejamento e gestão - Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025

Com índice de 85,31%, município de Tupã teve sua avalição validada e recebeu certificação nível “Ouro” no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que avaliou mais de 10 mil portais de órgãos públicos em 2025. Na região da Alta Paulista, a cidade teve a nota mais alta e no Brasil inteiro, apenas 1.082 cidades atingiram a certificação neste patamar.
O PNTP, é organizado pela pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), entidade respeitada internacionalmente, e realizado para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Para compor o índice, são levados em conta mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.
“Transparência é fundamental para os governos, em qualquer esfera. Em Tupã, desde o início do ano, estamos trabalhando para tornar públicas todas as informações relevantes. Isso permite que a população conheça a fundo as ações do governo e facilita a fiscalização, tanto por parte dos moradores quanto pelos orgãos responsáveis. A certificação deste ano inclui nosso município em uma lista seleta, que mostra que o trabalho que estamos realizando está no caminho certo”, avaliou o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Henrique Andrade.
