Cidadania, direitos e inclusão: evento debate ideias para tornar a cidade ainda mais acessível

Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025


Cidadania, direitos e inclusão: evento debate ideias para tornar a cidade ainda mais acessível

Realizado na manhã desta quarta-feira (10), o Fórum de Inclusão e Direitos Humanos mobilizou a população e diversas lideranças para debater temas como direitos, especialmente das pessoas com deficiência e discutir projetos para tornar a cidade ainda mais inclusiva.

“Nosso município é pioneiro em realizar uma atividade desta magnitude, que traz ao centro do debate questões vividas pelas pessoas com deficiência e tenta buscar soluções para tornar a cidade mais inclusiva”, destacou a vice-prefeita Joice Berni, que participou do Fórum.

Para tornar mais amplo o debate e focar em temas que levem à criação de políticas públicas eficazes, o Fórum reuniu pessoas com deficiência, especialistas, lideranças sociais e autoridades para debater inclusão e cidadania.

“Um evento como esse é de grande importância, pois reúne pessoas que realmente compreendem as questões que são debatidas. As pessoas com deficiência encontram muitos obstáculos físicos, mas os maiores ainda são atitudinais. Por isso esse Fórum tem grande peso, pois ajuda a transformar a sociedade”, analisou o defensor público Raphael Camarão.

Apresentações especiais
Além dos debates, o evento foi marcado pela palestra da professora Michele Ribeiro de Melo, especialista em Direitos Humanos e mestre em Direito, que falou sobre os “Desafios dos Direitos Humanos na Atualidade”.

O evento também contou com a participação especial do paratleta Samuel Bortolin, escritor e especialista em alta performance. Em sua palestra, ele destaca os desafios que precisou enfrentar ao longo da vida. “Às vezes, os problemas surgem na vida da gente para nos ensinar a superar e acabam nos fortalecendo”, ensinou o palestrante.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã