Secretaria de Meio Ambiente reforça necessidade de descarte adequado de lixo

Meio Ambiente - Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026


Secretaria de Meio Ambiente reforça necessidade de descarte adequado de lixo

Na manhã desta terça-feira, o coletor de material reciclável Pedro Henrique Tripode sofreu um corte profundo na perna enquanto fazia seu trabalho. O ferimento foi provocado por cacos de vidro descartados de maneira incorreta, que atingiram o trabalhador quando a equipe atuava no centro da cidade.

O acidente levou a Secretaria de Meio Ambiente a reforçar o pedido para que a população embale com cuidado vidros quebrados, materiais pontiagudos e objetos perfurocortantes, de preferência identificando a embalagem.

“Estes objetos devem ser embalados em papel grosso, acondicionados em caixas de papelão ou garrafas PET. Se possível, é recomendável identificar o conteúdo, para que os coletores manuseiem com mais cuidado. Agulhas e seringas devem ter o mesmo tratamento”, ensina o responsável pelo trabalho de Limpeza Urbana, Josias Rodrigues.

Em matéria publicada no final de janeiro, a Prefeitura já alertava sobre este tipo de situação, elencando ainda outras providências que agilizam e tornam mais seguro o trabalho realizado pelos coletores:
- Evitar colocar líquidos nos sacos de lixo. Isso aumenta o risco de vazamento e mau cheiro. Além disso, os resíduos podem cair sobre os profissionais de limpeza na hora do manuseio. 
- Utilizar sacos resistentes, que devem estar sempre bem fechados. 
- Respeitar o horário de coleta e evitar descartar o lixo com muita antecedência para que os objetos não sejam espalhados por animais, chuva ou vento.
- Prender cães e outros animais antes da passagem do caminhão de coleta. Isso evita acidentes e garante a segurança dos coletores e dos próprios animais. 

É preciso lembrar ainda que, em Tupã, existe o programa de coleta seletiva, por isso o lixo reciclável deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã