Através dos decretos municipais 5.363;* 5.332 e 5.481;* datados de hoje;* 25 de março de 2015;* o prefeito Manoel Gaspar considera hospedes oficiais da Estância Turística de Tupã;* o Comandante Militar do Sudeste;* General de Exército João Camilo Pires de Campos;* acompanhado do Comandante da 2ª Região Militar;* General de Divisão Cláudio Coscia Moura e do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste;* General de Brigada Riyuzo Ikeda.
O motivo de tal honraria se deve a visita que acontece no dia de hoje em Tupã;* dos três generais;* ocupantes de cargos de destaque e comando dentro dos quadros do Exército Brasileiro;* motivo pelo qual;* o prefeito e seus secretários administrativos emitem os decretos. A visita tem com foco;* alem da interação entre município e exército;* governantes civis e autoridades militares;* uma visita de inspeção;* tanto as instalações do TG 02-043;* como também a 11ª Delegacia do Serviço Militar.
A visita tem também;* como objetivo;* ampliar a integração dos TG e autoridades municipais com o Comandante Militar do Sudeste;* estimulando o desenvolvimento de trabalhos educacionais e de cunho militar;* mantendo o espírito de corpo entre os atiradores.
Segundo cronograma fornecido pelo Tiro de Guerra de Tupã;* a comitiva chegará de helicóptero do Exército Brasileiro;* que fará o pouso e decolagem no campo do Estádio Municipal. Os visitantes estão realizando um roteiro de visitas aos diversos Tiros de Guerra do interior de São Paulo;* os quais fazem parte da 2ª Região Militar.
Criado em 31 de outubro de 1945;* o Tiro de Guerra tem suas atividades mantidas por meio de parceria entre a Prefeitura e o Exército Brasileiro;* formando por ano;* 50 atiradores que durante o período de nove meses;* recebem instruções cívico-militar. Até o final de 2014;* o Tiro de Guerra de Tupã já havia formado 9.081 atiradores.
Durante estes quase 70 anos;* o Tiro de Guerra;* através de seus instrutores buscam formar cidadãos que conhecem os problemas locais e que buscam contribuir na melhoria das realizações da comunidade. A passagem pelo Tiro de Guerra forma também reservistas de 2ª Categoria;* aptos a desempenharem tarefas limitadas;* na paz e na guerra;* nos quadros de Defesa Territorial;* Garantia da Lei e da Ordem (GLO);* Defesa Civil e Ação Comunitária. E a formação busca ainda a formação de líderes atentos aos ideais da nacionalidade brasileira e à defesa do Estado Democrático de Direito.
Tupã