Prefeitura recolheu 2.700 litros de óleo usado durante 1º semestre

Obras e Planejamento - Sexta-feira, 22 de Julho de 2016


Prefeitura recolheu 2.700 litros de óleo usado durante 1º semestre

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza um importante trabalho de coleta e troca de óleo usado;* através do projeto “De Olho no Óleo”. De acordo com informações da Secretaria;* ainda de janeiro a junho;* a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recebeu uma média de 232 litros quinzenalmente;* totalizando 2.700 litros de óleo no período.

De acordo com o projeto a cada 4 óleos usados entregues devidamente acondicionados (geralmente em garrafas pet de 2 litros);* a população ganha 1 litro de óleo novo de soja.

Além de garantir destinação adequada ao óleo usado;* durante primeiro semestre do ano o projeto já garantiu a distribuição de cerca de 675 litros de óleo novos. A troca de óleo usado por novo é realizada em diversos pontos de fácil acesso e atendem todas as regiões da cidade.

Os pontos de troca do óleo incluem a Unidade de Saúde da Família (USF) – Setor A;* na rua Gilberto Muccio Mazzei;* 200;* Jardim Itaipu; USF “Mirian Roseli Benito Pimentel (Miroca)” - Setor B;* na rua Generoso Kuguimoto;* 680;* conjunto habitacional “Antônio Pereira Gaspar” e USF Setor S;* na rua Lázaro Mosquine;* 131;* Vila Santa Rita de Cássia.

Os pontos de troca também funcionam na USF Vila Independência;* na rua Duque de Caxias;* 07; USF Alto Sumaré;* na rua Ernesto Coquemala;* 200;* Jardim Santa Maria; USF Santa Adélia;* na avenida Aníbal Davoli;* 345; USF Cecap;* na rua Lino Spinardi;* 147; Barracão da Reciclagem;* na estrada São Gonçalo.

Os moradores dos distritos também são atendidos pelo projeto nas unidades de saúde;* que funcionam na avenida Aristides Dinamarco;* 451;* em Parnaso; na rua Dinamarca;* 33;* em Universo e na rua Padre de Nóbrega;* 209;* em Varpa.

A Secretaria informa também que é importante que a população contribua com a iniciativa;* pois o descarte inadequado do óleo de cozinha usado em ralo;* pia ou até mesmo no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente.

É importante lembrar que o descarte no óleo em locais indevidos causam vários danos ao meio ambiente;* pois permanece retido no encanamento causando entupimento das tubulações. O óleo usado destinado indevidamente também se espalha na superfície dos rios e das represas;* causando danos à fauna aquática e fica no solo;* impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes;* ou ainda entrando em decomposição;* soltando gás metanodurante esse processo;* causando mau cheiro;* além de agravar o efeito estufa.

Todo o óleo recolhido é entregue à empresa Granol;* que é responsável pela fabricação de biodiesel a partir do óleo de cozinha impróprio para uso. Mais informações sobre coleta ou troca de óleo podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* localizada na rua Francisco Budaibes ;* 101;* Vila Tupã Mirim I;* ou pelo telefone 3496-3346.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã