A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente divulgou nessa semana o balanço anual do projeto “De Olho no Óleo”;* que esse ano completará 4 anos de sua criação.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* Afonso Ponce;* o projeto visa incentivar a população a dar uma destinação ambientalmente correta ao óleo de cozinha usado.
Além disso;* o projeto prevê também a redução da quantidade de óleo jogado indevidamente no esgoto;* evitando a contaminação do meio ambiente com a ampliação de pontos estratégicos de coleta no município.
“Muitos estabelecimentos comerciais;* restaurantes;* lanchonetes;* hotéis;* e outros;* jogam o óleo comestível usado na rede de esgoto e ele é um material de difícil degradação no meio ambiente que não se dissolve e nem se mistura com a água. Na rede de esgoto o óleo também é muito prejudicial;* pois ele causa entupimentos que para limpar são usados produtos químico que aumentam ainda mais os problemas com a poluição ambiental;* ou seja;* quando o cidadão faz esse trabalho de troca com a gente ele está fazendo um grande bem para o ecossistema”;* conta.
De acordo com dados da Secretaria;* no ano de 2016 o projeto coletou 4.435 mil litros de óleo de cozinha usado. Somente neste início de ano;* já foram coletados 221 litros.
Segundo o secretário;* qualquer pessoa pode participar do projeto;* para isso basta reunir quatro litros de óleo de cozinha usado e trocar por um litro de óleo novo para consumo. O produto pode ser trocado em qualquer PSF do município.
“A cada quatro litros de óleo usado;* dão direito a um litro de óleo novo para o consumo;* sendo que todo o óleo recolhido será encaminhado para a empresa Granol para ser transformado em biodiesel”;* explica.
Ele ainda lembra que além do projeto proporcionar economia à população e preservação do meio ambiente;* no âmbito social ainda proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas;* através das melhorias ambientais.
“O reuso de materiais recicláveis é uma das melhores formas de contribuir com o Meio Ambiente. Quatro litros de óleo de cozinha usados podem fazer uma grande diferença tanto para a população quanto para o meio ambiente;* pois além de economizar trocando óleo usado por um novo;* o projeto também proporciona segurança para o meio ambiente;* pois uma vez que o óleo não é jogado nos encanamentos o solo e as mananciais ficam descontaminadas pelo produto”;* ressalta.
Tupã