Saúde vacinou 400 animais em dois dias de Campanha

Obras e Planejamento - Quarta-feira, 06 de Setembro de 2017


Saúde vacinou 400 animais em dois dias de Campanha

A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início na última segunda-feira à Campanha de Vacinação Antirrábica. Seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Saúde;* a Campanha começou vacinando os animais na estrada São Martinho. Ontem a equipe atendeu os animais da estrada Progresso e hoje os atendimentos serão na estrada Luar.

Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã;* Robison Luiz;* na semana que vem a vacinação continuará na estrada Tininho e Estrada Chalé; no dia 12 haverá equipes estarão na estrada Sabiá I;* Bairro Sabiá II e estrada Caran. Já no dia 13;* será a vez do bairro Três Vendas; dia 14 os trabalhos estarão centralizados no bairro Harmonia e no dia 15 na estrada da Pitanguera.

“Já nos primeiros dias da Campanha tivemos um número muito bom de animais vacinados. Esperamos que a população tenha consciência e continue colaborando com a Campanha”;* disse.

Robison destacou também que todos os anos;* cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva;* com exceção das fêmeas gestantes. Além disso;* também não é indicado que animais com menos de 4 meses de idade recebam a vacina.

“A equipe da Prefeitura está disponibilizando as vacinas gratuitamente para todas as raças de cães e gatos. Também pedimos a colaboração da população para que os animais estejam com coleira ou guia no momento da aplicação;* pois queremos realizar a vacinação com segurança”;* disse.

Doença

Os donos dos animais devem estar atentados aos sintomas;* pois os principais sinais são a falta de coordenação motora;* alterações de comportamento;* paralisia de músculos da mandíbula que resulta em salivação;* dificuldade em deglutir;* agitação;* agressividade e perda de apetite.

A raiva é uma doença viral que se alastra pelo sistema nervoso central de animais de sangue quente;* domésticos ou selvagens. É transmitida ao ser humano através do contato com animais contaminados pelo vírus;* bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã