"Prefeitura planeja melhorias no ""Projeto Migrante"""

Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018


O Governo de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade;* mantém diversos trabalhos;* entre eles o projeto “Migrante”;* o qual estará passando por aperfeiçoamento nos próximos meses.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social;* Telma Tulim;* o projeto “Migrante” tem como objetivo atender pessoas que não têm vínculo familiar na cidade;* que não tem moradia ou trabalho fixo;* buscando encorajá-las ao convívio com suas famílias e encaminhá-las para a sua cidade de origem;* garantindo uma melhor qualidade de vida e dignidade a esses migrantes”;* conta.

De acordo com Tulim;* geralmente se trata de pessoas com dependência de álcool ou drogas;* resistentes à mudança de vida;* pois já estão nessa rotina há muito tempo e transitam de cidade em cidade. Esclarece que;* no momento em que buscam auxílio de passagens para outros destinos;* ocorre a oportunidade da abordagem social;* que visa compreender os motivos que o levaram à situação de rua e procurar possíveis soluções.

“Costumeiramente são acolhidos no Albergue Noturno e nossos futuros projetos visam criar uma equipe de abordagem lá mesmo;* atendendo a todos enquanto ainda não foram para as ruas e;* desse modo;* auxiliando-os no sentido de buscarem alterar sua situação” completou.

A secretária esclarece que o projeto continuará seguindo algumas regras atuais como: emitir apenas uma passagem por ano à mesma pessoa e;* caso o migrante retorne a cidade não poderá receber nova passagem nesse período.

“É importante dizer que a vontade desses migrantes é respeitada;* o projeto não obriga o migrante a sair do município de Tupã;* apenas oferece meios para que o cidadão possa voltar a ter contato com sua família ou buscar novas oportunidades;* seja aqui;* em outra cidade ou estado”;* conclui.

Para finalizar;* Tulim revelou ainda que geralmente são atendidos no projeto entre 15 a 20 pessoas por mês;* todavia;* em meses festivos;* como Natal;* por exemplo;* esses números aumentam para aproximadamente 30 a 40.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã