Caio Aoqui recebe Yago Mateus;* campeão da NBB

Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 13 de Junho de 2018


Caio Aoqui recebe Yago Mateus;* campeão da NBB

O prefeito em exercício Caio Aoqui recebeu na tarde de segunda-feira (11) o atleta tupãense Yago Mateus dos Santos;* campeão brasileiro de basquete pelo Club Paulistano e considerado uma das maiores promessas do esporte em nível nacional. Durante o encontro;* o jogador recebeu também a medalha Luiz de Souza Leão;* homenagem proposta pelo vereador Alexandre Scombatti;* que;* por incompatibilidade de agendas;* não esteve presente e foi representado por sua assessoria.

“É muito gratificante quando temos a oportunidade de receber um atleta do nível de Yago. Desde muito jovem;* ele mostrou talento fora do comum. Isso;* aliado à dedicação aos treinamentos e a busca por constante evolução fizeram dele um dos mais elogiados jogadores do Novo Basquete Brasil (NBB)”;* destacou Caio Aoqui.

O prefeito em exercício elogiou também a estrutura montada pelo Tupã Basquete;* que permite a formação de centenas de jovens tupãenses. “Independente dos resultados esportivos;* este trabalho tem um grande alcance social e isso é muito importante;* pois garante que muitas crianças e adolescentes de nossa cidade tenham oportunidade de crescer e evoluir;* como jogadores e cidadãos”;* observou.

O secretário de Esportes;* Marco Pinheiro;* lembrou que o armador tupãense chama a atenção desde as categorias de base;* por sua agilidade e pelo modo seguro como encara os desafios. “Mesmo ainda muito jovem;* ele entra em quadra com a maturidade de um veterano. Isso;* aliado à sua velocidade e ao talento natural;* fez com que ele chamasse a atenção e recebesse elogios até mesmo do maior nome do basquete nacional;* Oscar Schimidt”;* recordou.

Através de sua assessoria;* o vereador Alexandre Scombatti;* autor do Projeto de Decreto Legislativo que outorgou a Yago a medalha Luiz de Souza Leão;* explicou que a homenagem é feita a tupãenses que ajudam a projetar;* em nível nacional e internacional;* o bom nome do município. “A honraria é um reconhecimento;* não somente da Câmara Municipal;* mas de toda população;* aos feitos deste grande atleta”;* justificou.

Em nota;* Scombatti destacou ainda o brilhante trabalho realizado pela diretoria do Tupã Basquete. “Yago iniciou a carreira em Tupã e desde muito cedo foi incentivado pela família;* principalmente o irmão;* Adriano Mião. Isso;* aliado aos treinamentos realizados em nossa cidade;* garantiram que ele recebesse uma base sólida;* que vem fazendo a diferença agora;* na fase profissional”;* avaliou.

Carreira

Nascido em Tupã;* Yago Mateus dos Santos começou a jogar aos seis anos;* na Casa do Garoto. Depois de quatro anos;* foi para o Rio de Janeiro;* onde passou a defender o Jequiá Iate Clube. Em 2013;* transferiu-se para o Palmeiras;* em São Paulo;* time no qual teve grande destaque e;* após a conquista de vários títulos;* passou a chamar a atenção da mídia especializada.

Tem vasta carreira nas categorias de base da Seleção Brasileira. Em 2014;* na Venezuela;* atuou como capitão da equipe nacional na conquista do título invicto do Sul-Americano. Na categoria Sub-15;* foi eleito o melhor jogador sul-americano.

Atualmente é destaque do Club Athletico Paulistano de Basquete;* equipe de elite que disputa o Novo Basquete Brasil;* a Liga Nacional de basquete profissional. Tem ainda presença constante na seleção adulta.

“Não tenho dúvidas de que ele;* dentro de pouco tempo;* vai estar atuando em um grande clube da Europa ou mesmo na NBA;* a liga profissional de basquete norte-americana. Todos sabemos de seu potencial. É um orgulho para a cidade e uma inspiração para nossos jovnes”;* concluiu Scombatti.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã