Secretaria Municipal destaca Dia dos Monumentos e Sítios

Obras e Planejamento - Quinta-feira, 18 de Abril de 2019


Secretaria Municipal destaca Dia dos Monumentos e Sítios "

No dia 18 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (locais históricos e culturais);* e a Secretaria Municipal de Cultura;* buscando destacar a data e os patrimônios da cidade;* destacou alguns dos patrimônios e locais históricos e culturais de nossa cidade.

A data foi instituída a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios);* uma associação de profissionais da conservação do patrimônio;* e aprovada pela UNESCO em 1983. O objetivo desta data é promover os monumentos e ambientes históricos;* valorizar o patrimônio;* ao mesmo tempo em que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* destacou a importância da data;* comentou as realizações que valorizam os monumentos e ambientes históricos;* e convidou a população para conhecer a história e os patrimônios históricos;* bem como os monumentos da cidade.

“No ano passado tivemos a Jornada do Patrimônio Cultural Paulista;* que apresentou a história e curiosidades de alguns dos monumentos e patrimônios de nossa cidade. Tivemos também homenagem;* onde foram contadas as histórias dos monumentos e um pouco da história da cidade; tais como a homenagem póstuma aos combatentes tupãenses da revolução de 1932;* homenagem póstuma à Luiz de Souza Leão e na manhã de ontem tivemos uma homenagem póstuma à Índia Vanuíre. Convido a população para conhecer os museus;* patrimônios e monumentos de nossa cidade;* uma vez que conhecer;* compartilhar e divulgar a história é uma forma de preservá-la”;* convidou.

Monumentos e patrimônios históricos de nossa cidade

Torre da Petrobrás – A torre da Petrobrás foi inaugurada em 02 de maio de 1959 na Praça da Bandeira. Sua inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Federal;* Deputado Paschoal Ranieri Mazzili;* e dos Deputados Federais Gabriel Passos e Neiva Moreira.

A campanha “Petróleo é nosso” iniciou-se em 1940;* mas somente em 1959 a torre fora construída em Tupã por um serralheiro da cidade. Na década de 1960 foi retirada da Praça da Bandeira e jogada no almoxarifado da prefeitura. Condenada a virar sucata;* foi resgatada alguns anos depois e colocada em um canto pouco visível da Praça Rui Barbosa;* situada na esquina da Avenida Tapuias com a Rua Nhambiquaras. Lá ficou por cerca de 50 anos. Em conversações com o fotógrafo Eduardo Dantas;* a Secretaria Municipal de Cultura achou adequado o seu remanejamento da Praça Rui Barbosa para ocupar um lugar de destaque em frente ao Museu do Tropeiro;* situado em área da antiga estação ferroviária.

Museu dos Tropeiros – inaugurado em 25 de outubro;* tem como objetivo preservar a cultura das Comitivas Tropeiras do município além de retratar a história do grupo denominado “Chapéus Brancos” que em 1964 organizou o primeiro rodeio na cidade de Tupã. O Museu conta com mais de 2 mil peças relacionadas ao tropeirismo que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira;* Luiz Gonzaga Tovo;* ""Nanguinho"" criada em 1993.

Praça Dom Bosco – Inaugurada em 24 de setembro de 1950;* a estátua de bronze de Dom Bosco é considerada o primeiro grande monumento publico de Tupã. Vale ressaltar que a escultura foi a primeira da América Latina em praça publica que é destinada ao Santo.

Monumento Bartira - Inaugurado em 1949;* no Grupo Escolar Bartira;* a primeira unidade de ensino na área urbana de Tupã. O nome foi uma forma de dar continuidade às tradições indígenas. Monumento é encimado pelo busto de José de Anchieta;* como símbolo do professor brasileiro;* contendo aos lados as efígies da Índia Bartira;* do Índio Poti e do Índio Peri.

Mausoléu Índia Vanuíre – Muitos desconhecem;* mas os restos mortais de Índia Vanuíre estão depositados no mausoléu situado na escola estadual que carrega seu nome. “Inaugurado” no dia 23 de setembro de 1967 foi quando trouxeram os despojos que estavam em um cemitério na cidade de Braúna para Tupã. Anualmente é feita uma homenagem à índia;* contando um pouco de sua história; e neste ano foi realizada na manhã de ontem (17).

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre – Foi a partir da Lei 33.980 de 19 de Novembro de 1958 que se fez possível a construção deste Museu. Primeiramente ficou localizado na esquina da Rua Aimorés com Avenida Tamoios;* situando-se no antigo Edifício Marajoara. No dia 21 de Setembro de 1980 transferiu-se para o atual prédio. O prédio foi construído em terras do fundador da cidade;* Luiz de Souza Leão;* próximo ao seu solar. O fundador realizou seu grande desejo de entregar o prédio do museu pronto antes de morrer;* porém;* veio a falecer às 15h do mesmo dia.

Praça 9 de Julho –Praça construída em homenagem aos participantes da Revolução Constitucionalista de 1932. A praça conta com um monumento em memória dos participantes tupãenses na revolução de 1932;* e anualmente no dia 9 de julho é realizada uma cerimônia em homenagem aos combatentes tupãenses.

Solar Luiz de Souza Leão – Construído em junho de 1933;* foi a casa de Luiz de Souza Leão por 43 anos. Na data de sua morte;* 21 de setembro de 1980;* ele foi enterrado ao lado esquerdo da residência;* onde atualmente há um monumento com um busto de bronze;* representando a sua pessoa. Muitos acreditam que Luiz de Souza Leão foi enterrado em pé;* porém este foi enterrado deitado.

Praça dos Pioneiros – Em 20 de junho de 2008 foi reinaugurada a Praça dos Pioneiros. A identificação da praça foi uma homenagem aos pioneiros que ajudaram a construir Tupã;* buscando o bem estar coletivo; sendo alguns destes pioneiros anônimos. O local antigamente era um ponto de descanso para os cavalos;* que ficavam ali para beber água e descansar.

Praça da Bandeira – Possui esse nome porque em sua fundação o projeto possuía o formato da Bandeira do Brasil. Nesta mesma praça havia uma escola tradicional;* a primeira escola de Tupã: Escola Bartira (hoje atual Diretoria de Ensino da Região de Tupã).

Matriz São Pedro – Construída em 1934 e tendo a primeira missa rezada por Afonso Hafner;* na época;* Vigário de Avanhandava. Depois;* para escolha do Padroeiro da cidade;* em conversa de Luiz de Souza Leão e Pedro Altenfeld Cintra Silva;* foi proposto por Pedro que a escolha do padroeiro fosse São Pedro e que o mesmo doaria a imagem do Santo. Algum tempo depois;* a imagem foi vendida não se sabe como e nem por quem.

Estádio Municipal “Alonso Carvalho Braga” – Em 1933 os trabalhadores necessitavam de um local para passar os fins de tarde de sábado;* e escolheram uma área próxima à Avenida Tamoios. Na inauguração do então campo;* aconteceu um jogo entre Tupã x Quatá. Sua reinauguração foi em 1949;* na entrada foi construído um Portal;* cuja arquitetura lembra o barroco com arcos e patamares nas colunas. Assim;* passou a ser reconhecido como estádio e o time da cidade começaria a disputar campeonatos. Na reinauguração houve o jogo contra a Sociedade Esportiva Palmeiras (resultado 2x2).

Praça Imigração Japonesa – Inaugurada em 2008;* para comemorar o centenário da imigração japonesa;* imigrantes que também fazem parte da história de nosso município;* com sua cultura e arte milenar. A Praça dos 100 Anos tem arquitetura peculiar;* que chama atenção pela sua beleza estética e cultural;* nos remetendo ao Oriente;* criando um vínculo entre Tupã e o Japão. A praça é frequentada por muitos fotógrafos;* debutantes;* aniversariantes e casais que aproveitam a beleza do local para tirar fotos para álbuns de casamento.

Museu Janis Erdbergs - Localizado no Distrito de Varpa;* o museu Janis Erdbergs;* também conhecido como Museu dos Pioneiros;* é considerado um dos principais atrativos histórico-culturais da Estância Turística de Tupã. O museu mostra o desenvolvimento e marco histórico do distrito com sua idéia de reunir um amplo acervo;* que registrava a vinda dos imigrantes da Letônia para a região da Alta Paulista e o nascimento do Distrito de Varpa.

Com um estilo rústico e acolhedor;* o museu até os dias atuais encanta toda a população local e os visitantes de todas as idades.

Mostrando aos visitantes um rico acervo;* cheio de lembranças e história para contar;* o museu é uma ótima oportunidade de desfrutar de um local agradável e com muitas informações interessantes e muitas curiosidades do povo letão.

Serviços

Mais informações sobre os monumentos;* patrimônios;* e prédios projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial da Secretaria no facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* pelas hashtags: #culturatupa2019;* no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã