Ações de combate a dengue estão sendo intensificadas pela Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Saúde;* nos bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima e no Parque Carajás.
As atividades seguem as diretrizes das novas ações e ferramentas para intensificar o trabalho de combate ao Aedes aegypti no município;* que também incluem atividades de orientação à população e intensificação da busca ativa por criadouros do mosquito.
O chefe do Setor de Endemias;* Marco Antônio de Barros;* mais conhecido como “Marquinho da Dengue”;* explicou que a Secretaria de Saúde está realizando um trabalho específico de orientação e eliminação de criadouros nos bairros que têm registrado números expressivos de casos;* como o Jardim Nossa Senhora de Fátima e o Parque Carajás.
“Estamos com 3;*54% de infestação do Aedes aegypti no Jardim Nossa Senhora de Fátima;* onde foram notificados 179 casos de dengue neste ano;* sendo nove somente no mês de junho. Neste bairro foram vistoriados 311 imóveis;* incluindo 25 imóveis de imobiliárias;* sendo encontrados focos em 11 recipientes em sete casas residências”;* informou.
Ainda segundo Marquinho;* a maioria dos focos está sendo encontrada em materiais como bebedouros de animais;* ralos e embalagens recicláveis. Ele ressaltou também que até o momento os agentes não tiveram nenhuma recusa no Jardim Nossa Senhora de Fátima e lembrou que a prefeitura conta com respaldo do Judiciário e da Polícia Militar para poder realizar a vistoria em caso de recusa.
Já no Parque Carajás;* os trabalhos tiveram início nesta terça-feira (16) e deverão ser encerrados nesta sexta-feira (19).
O chefe do Setor de Endemias ressaltou que a prefeitura está priorizando a orientação dos moradores nos locais onde são encontrados focos do Aedes;* mas alerta que novas ações de combate à dengue também incluem aplicação de multas caso seja constatada a presença de criadouros.
“Vale destacar que ainda não estamos fazendo a autuação. Estamos fazendo uma atualização da Lei com o setor Jurídico da Prefeitura prevendo a aplicação de multas nos imóveis com focos do Aedes aegypti. Assim que alteração for concluída a lei será encaminhada para ser apreciada na Câmara Municipal”;* ressaltou.
Ações conjuntas e integradas
De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* a prefeitura está fazendo sua parte na luta contra a dengue;* através ações integradas conjuntas e integradas com outras secretarias como Agricultura e Meio Ambiente e de Planejamento;* Obras e Trânsito e reafirmou a importância da colaboração da população para redução da doença.
Ele também ressaltou que a prefeitura reestruturou as equipes de combate às endemias e criação de novas equipes de limpeza e manutenção urbana a reafirmou a importância da participação da população na guerra contra a dengue.
“O apoio da população junto à administração é de extrema importância. Se cada um cuidar do quintal e evitar criadouros do mosquito;* vamos fazer com que o registro de casos fique controlado”;* informou.
Já prefeito Caio Aoqui;* ressaltou que as novas ações de combate à dengue;* que além da eliminação dos criadouros do mosquito levam educação em saúde à população;* já estão obtendo resultados positivos;* reduzindo o avanço da doença no município.
“A solução mais viável e efetiva é conscientizar a população para a eliminação dos criadouros do mosquito. Queremos reduzir o número de criadouros;* para evitar o avanço da doença em nossa cidade”;* disse.
Caio parabenizou ainda o trabalho de todos os funcionários e envolvidos nesses trabalhos. “Quero parabenizar e agradecer o apoio da Câmara Municipal;* que caminha conosco na busca por soluções;* e também parabenizar os funcionários de todas as secretarias envolvidas;* em especial;* a Secretaria de Saúde”;* finalizou.
Tupã