"
O prefeito Caio Aoqui assinou na última sexta-feira (6) o decreto Nº 8.590;* que faz com que a Estrada Vicinal SPV-75 se denomine “Estrada Municipal Vicinal Stefan Banderchuk”. O decreto atende a indicação nº 508/2019;* de autoria do Vereador Alexandre Scombatti;* e tem o objetivo de valorizar a gratidão e o reconhecimento público do homenageado.
A assinatura do decreto foi realizada na Sala de Reuniões “Valter Zômpero”;* contando com a presença de vereadores;* secretários municipais;* autoridades e familiares do Stefan Banderchuk.
A vicinal tem início na Estrada Municipal TUP-040 – Vicinal Adelelmo Piva e termina na divisa do perímetro urbano do Distrito da Varpa;* no início da Rua João Batista; totalizando 8;*25Km.
Representando o Legislativo tupãense;* o vereador Alexandre Scombatti;* autor da indicação;* salientou a importância desta homenagem e a valorização dos imigrantes na história de Tupã.
""É preciso reconhecer e prestar homenagens àqueles que;* com muito sacrifício;* ajudaram a construir nosso município. Se não fosse pela rica história de trabalho de todos os imigrantes que muito trabalharam pelo desenvolvimento de Varpa;* Tupã seria hoje uma cidade completamente diferente. Por isso;* propusemos esta homenagem;* que é um reconhecimento ao legado de Stefan Banderchuk;* e a todos os imigrantes que dedicaram suas vidas para forjar este município que tanto amamos"";* elogiou.
O prefeito Caio Aoqui ressaltou a importância de reconhecer os trabalhos de pessoas que lutaram pela cidade;* e a relevância de manter estas memórias vivas por meio de denominações como esta.
“Nossa cidade só chegou aqui por conta das lutas e esforços de muitas pessoas;* dentre elas;* Stefan Banderchuk;* um dos grandes pioneiros do distrito da Varpa. Para construir uma identidade local;* é fundamental manter vivas as memórias de nossa cidade;* e esta é uma das melhores formas de preservar a história dos pioneiros”;* concluiu.
Stefan Banderchuk
Nascido em Kostopol;* na Polônia;* no dia 20 de março de 1918;* Stefan Banderchuk vem para o Brasil em 1927 para se aliar aos seus conterrâneos imigrantes;* para se situar em Varpa (atual distrito);* passando a realizar atividades rurais como colaborador;* e posteriormente com o transporte em carros de bois. Tinha vocação musical e era poliglota;* dominando o português;* polonês;* ucraniano;* leto e russo. Casou-se com Vera Suchoj;* com quem teve cinco filhos entre 1940 e 1958. Obteve cidadania brasileira;* viu seus filhos formarem famílias e devido a patologias ficou com sua saúde debilitada. Stefan veio a óbito em 15 de maio de 2000;* aos 82 anos de idade.
"Tupã