FASE REGIONAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA 2013/2014

Obras e Planejamento - Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013


FASE REGIONAL DO MAPA CULTURAL PAULISTA 2013/2014

A Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura quer parabenizar os artistas que representaram e ainda irão representar nosso Município na fase Regional do Mapa Cultural Paulista edição 2013/2014.

O Mapa Cultural Paulista é uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado. Nenhum estado brasileiro possui um programa parecido, podendo tornar-se referência nacional.

Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases.

Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

Oito expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntas revelam o mapeamento cultural do estado de São Paulo.

A Estância Turística de Tupã concorreu a três destas expressões na fase Regional esta semana que findou-se com Dança, Literatura e Teatro, e ainda concorre a mais três nas próximas sedo elas, Música Instrumental, Vídeo e.Artes Visuais.

Para nosso Prefeito Manoel Gaspar e o vice Thiago Santos, nossa Estância cresce culturalmente a olhos vistos.

“Deparamo-nos com trabalhos belíssimos na fase municipal do Mapa Cultural Paulista, pudemos apreciar todas as expressões e ver a dificuldade de se chegar aos representantes devido a alta qualidade dos trabalhos apresentados, nosso município foi até a presente data muito bem representado, todos os artistas que fizeram e ainda farão parte da fase regional já elevou com sua arte o nome de nossa Estância neste Programa tão renomado como o Mapa Cultural.” Ressaltou o Prefeito

Na Fase Regional, todos os selecionados dos municípios da Fase Municipal são agrupados nas 13 (treze) Regiões Administrativas, onde ocorreram e ocorrerá outro evento, agora com a presença de jurados enviados pela Abaçaí Cultura e Arte.

Para a região de Marília, as cidades sedes para a segunda fase do Mapa Cultural Paulista, foram divididas por expressões e foram selecionados as seguintes:Garça Tarumã e Paraguaçu Paulista.

Na Expressão Dança nosso município foi representado pela Escola de Dança Fabiane Ortega que se apresentou na cidade sede de Garça no dia 22 de setembro às 19 horas; tendo seu trabalho prestigiado e muito elogiado pelo júri presente.

Já no dia 27 de setembro às 20 horas, no município de Tarumã a Categoria Literatura foi brilhantemente representada pelos os escritores. Ophélia de Oliveira com sua obra “Mulher na frente do Fogão”, Elianai Lee Maestrello com o “O Poder da Terceira Idade”, Paulo Pinheiro-Pseudônimo O Vingador com “Acerto de Contas”, Luis Fernando Costa Trevisan com “Apenas um Sonho”, Carlos Marcos Faustino com “Paraíso das Baratas” e também o poema “Trilhos e Teias”, Eduardo Duran com o poema “Um Dia”, e Helber Lange Obregon com “Encontrar-te”. Todos trabalhos passado pelos júris e também avaliados positivamente mostrando a grandeza artística de nosso município.

Paraguaçu Paulista na noite de ontem dia 29 de setembro foi palco da apresentação do Grupo Fênix de Teatro com o Espetáculo Kworo Kango Histórias e Memórias, onde trouxe para nosso município duas menções honrosas uma de melhor figurino do Mapa Cultural, outra de Melhor Coro, e a segunda suplência desta fase Regional.

A programação da fase Regional se estende ainda até o dia 13 de outubro data que se finaliza as apresentações deste segundo bloco de cidades da região de Marília.

Paraguaçu Paulista será palco no dia 4 de outubro às 20h e 30 da categoria Música Instrumental onde nosso município será representado por Valdemar Mozena Filho.

O curta, “Super-Mandruvá contra o Celular”, das Produções Ágape representando o município na Expressão Vídeo, se apresentará na cidade de Marília no dia 05 de Outubro ás 20 horas.

Já Garça no traz no dia 06 de outubro às 17 horas a Categoria Artes Visuais que englobam a fotografia com Valdecir Ravazi (Til), Bruno Ângelo de Souza (BOB) e Thais Igarashi os finalistas da fase municipal, desenho de humor representado por Wilson Rodrigues Morosin Junior e Artes Plásticas com Cleiton Rocha da Silva, Regina Helena Abromawischos e Tomoko Yoshida Araújo sendo estes os respectivos representantes que defendem o nome da Estância Turística de Tupã na Fase Regional do mapa Cultural Paulista 2013/2014.

De acordo com o Secretário de Cultura, Charles dos Passos, “Tupã tem um potencial artístico muito forte, e essa participação no mapa Cultural é fundamental para o crescimento de nossos artistas, que através das avaliações de seus trabalhos podem ter a chance de aprimoramento e visibilidade de suas obras”.

O Mapa Cultural Paulista conta com três etapas: municipal, regional e estadual. Na grande final, prevista para acontecer em 2014, serão selecionados cinco trabalhos em cada uma das modalidades e os artistas receberão o “Prêmio Estímulo” de R$ 2.000,00, além de também participarem da Fase Circulação, que contará com apresentações em Cidades de todo o Estado (nas categorias canto coral, música instrumental, teatro e dança) e em antologias, catálogos e DVDs (categorias literatura, vídeo e arte visual).

A edição 2013/2014 do Mapa Cultural Paulista bateu Record de inscrições na fase municipal em nossa Estância mostrando o potencial de nossos artistas, “Convido todos artistas a participarem das diferentes modalidades do Mapa Cultural Paulista na próxima edição. Convido a mostrarem seus conteúdos. Não se preocupando em vencer, em ser competitivamente melhores, mais poderem mostrar sua arte, pderem se aprimorar nas dicas recebidas em cada fase, a produzirem mais, a sonharem mais, pois é através do sonho que o artista faz a sua realidade” Finalizou o secretário de Cultura


Prefeitura da Estância Turística


Tupã