Prefeitura homenageia Luiz de Souza Leão

Assuntos Jurídicos - Terça-feira, 24 de Setembro de 2019


Prefeitura homenageia Luiz de Souza Leão "

Para prestar homenagem ao fundador do município de Tupã;* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* realizou na manhã desta segunda-feira (23);* a tradicional homenagem póstuma a Luiz de Souza Leão.

A solenidade;* que ocorreu no Solar do fundador;* teve a presença de alunos que recitaram poemas em sua homenagem;* além de autoridades municipais;* representantes do Tiro de Guerra;* familiares do fundador e a gerente-geral do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Tamimi Borsato.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* destacou que a abertura do evento teve apresentações temáticas e repertórios selecionados pelos músicos da Banda Marcial “Maestro Antônio Boschin”.

“É um momento único poder homenagear nosso fundador Luiz de Souza Leão. Tivemos um grande público presente no Solar;* temos que homenageá-lo por tudo que foi feito em nossa cidade”;* comentou.

O neto do fundador;* Leopoldo de Souza Leão;* também esteve presente na cerimônia e destacou a importância de preservar essa tradição familiar. “Ficamos muito felizes em saber que virou uma tradição manter a imagem do meu avô em destaque. Sem dúvidas;* que ficamos agraciados com toda essa homenagem”;* agradeceu.

Leopoldo destacou ainda que é essencial evidenciar o projeto de manter uma cidade grande e em constante evolução. “Esperamos continuar somando forças com as autoridades e com todos os envolvidos nessas realizações;* estaremos aqui para somar e exaltar o legado que meu avô nos deixa. Muito sucesso e vitória a todos”;* concluiu.

A gerente geral do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* Tamimi Rayes Borsatto;* salientou que o município não poderia deixar passar esses 39 anos;* sem relembrar a pessoa de Souza Leão;* e falar sobre os feitos deste homem que entrou um sertão para fundar a cidade.

“Nosso fundador não mediu esforços para desenvolver Tupã. Estivemos reunidos mais uma vez para falar sobre a figura de Souza Leão;* de tudo que ele deixou plantado aqui;* e;* acima de tudo;* para mostrar às nossas crianças e jovens que o fundador deixou fatos;* legados e patrimônios importantes para nós; como sua casa;* para que contasse a sua história e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre;* para que guardasse a história de Tupã viva;* escrita e falada”;* salientou.

O secretário municipal de Assuntos Jurídicos;* João José Pinto;* o “JJ”;* evidenciou que essas manifestações são importantes para a história;* pois em razão do feito de Souza Leão;* é que a Tupã existe hoje. ""Devemos sempre manter vivo o patrimônio cultural de nossos antepassados;* principalmente os grandes homens que deixaram legado para a história do município"";* falou.

Representando o Legislativo tupãense;* o vereador Charles dos Passos destacou a conservação do Solar Luiz de Souza Leão;* que é um dos pontos turísticos da cidade.

“Vimos a conservação que os colaboradores mantêm no local;* sem dúvidas é algo que atrai os visitantes;* além da recepção que eles oferecem aos alunos;* turistas e os visitantes do Solar. Sem dúvidas;* essa homenagem póstuma é algo muito gratificante para o fundador e todos os familiares”;* concluiu.

Já o prefeito Caio Aoqui enfatizou a importância de o município manter homenagens como esta. “Com certeza é uma data memorável;* que nós do poder público estaremos sempre apoiando e valorizando;* pois além de passar conhecimentos às crianças e jovens;* fortalece a identidade tupãense”;* falou o chefe do Executivo.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã