Pontos MIS exibirá “A Luta do Século” hoje no Espaço das Artes

Obras e Planejamento - Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019


Pontos MIS exibirá “A Luta do Século” hoje no Espaço das Artes

A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* exibirá gratuitamente o documentário “A Luta do Século” nesta quarta-feira (25) a partir das 19h30 no Espaço das Artes. Os interessados devem confirmar interesse por meio da secretaria. De acordo com a classificação indicativa;* o documentário não é recomendado para menores de 12 anos.

A Sessão é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Museu da Imagem e do Som;* por meio do programa “Pontos MIS”;* que em parceria com as prefeituras de diversas cidades;* realiza atividades para incentivar a difusão de conteúdo audiovisual;* como exibição de filmes e documentários;* oficinas;* workshops e palestras.

O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* salientou a importância do programa para a cultura da cidade e destacou a exibição gratuita de um documentário nacional.

“O programa Pontos MIS é muito importante para a valorização de obras nacionais;* difundindo e fomentando as produções audiovisuais brasileiras;* além de também oferecer gratuitamente oficinas;* workshops e palestras. É uma excelente forma de criar novos públicos e despertar a curiosidade em pessoas que desconhecem estas produções. A sessão de hoje conta com um documentário nacional sobre dois grandes rivais no box brasileiro;* apresentando suas lutas e dificuldades para alcançarem seus objetivos”;* informou.

Duda ainda enfatizou que os interessados em participar da sessão;* devem entrar em contato com a secretaria para confirmar presença. “Os interessados em participar desta sessão devem manifestar interesse entrando em contato com a secretaria pessoalmente na Av. Tamoios;* 1.685 ou pelo fone (14)3491-3015. O horário de atendimento é das 7 às 17 horas”;* informou.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu a iniciativa de valorização e difusão do conteúdo audiovisual e produções nacionais. O chefe do executivo concluiu convidando a população para participar da sessão.

“A valorização de produções nacionais que o programa proporciona é muito importante;* pois estimula novas criações e encoraja produtores. Além disso;* o ‘Pontos MIS’ contribui para a difusão do conhecimento e de técnicas do audiovisual;* por meio das diversas atividades oferecidas gratuitamente. Convido a população para prestigiar a sessão de hoje;* conhecendo um pouco mais desta história marcante do Box brasileiro”;* convidou.

A Luta do Século

Dirigido por cineasta baiano Sérgio Machado;* vencedor do prêmio de Melhor Documentário no 18º Festival de Cinema do Rio (2016);* o documentário conta a história da rivalidade entre os boxeadores Luciano Todo Duro e Reginaldo Holyfield;* sendo considerada a maior rivalidade da história do boxe brasileiro.

A produção da Vitrine Filmes foi exibida pela primeira vez no dia 10 de outubro de 2016 no Festival de Cinema do Rio;* e seu lançamento oficial foi em 15 de março de 2018. O roteiro fica por conta de Sérgio Machado e Eli Ramos.

A narrativa apresenta a trajetória dos boxeadores Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro;* que encontraram no boxe uma maneira de escapar da miséria e se tornar dois dos maiores ídolos do esporte no Nordeste. Nos anos 90;* a rivalidade entre eles chegou a colocar a Bahia e Pernambuco em pé de guerra.

Durante mais de 20 anos;* os dois se odiaram tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir. Eles se enfrentaram seis vezes;* com três vitórias para cada lado. Durante as filmagens;* os inimigos;* já com mais de 50 anos;* resolveram se enfrentar pela última vez. ​

A produtora baiana Ondina Filmes iniciou filmagens sobre a história da rivalidade entre os lutadores desde 2014;* e não se cogitava uma sétima luta para desempate. Foi uma grande surpresa a manifestação da vontade dos boxeadores aposentados por um desempate. O que motivou a inclusão da gravação dos bastidores antes do duelo.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã