Escola de fotografia traz a Tupã mais uma conquista na área profissionalizante
Educação - Terça-feira, 01 de Outubro de 2013
Técnico em processos fotográficos atenderá aproximadamente 40 alunos na escola Raul de Melo Senra
Conforme foi anunciado pelo prefeito Manoel Gaspar na semana passada e dando continuidade aos grandes investimentos feitos nesta gestão em qualificação e profissionalização de mão de obra local;* a cidade de Tupã será contemplada com mais um curso técnico profissionalizante. A partir de 2014;* com a escola técnica de fotografia;* na Etec professor Massuyuki Kawano;* aproximadamente 40 vagas gratuitas;* serão oferecidas;* qualificando jovens e adultos para o mercado de trabalho na área de fotografia. A definição do local escolhido para o curso foi a Escola Estadual Raul de Melo Senra.
O diretor da Etec Prof. Massuyuki Kawano de Tupã;* Mauro Guerra;* explicou que inicialmente será formada uma turma para o curso técnico em processos fotográficos. “As aulas abrangem trabalhos em cinco laboratórios;* entre estúdio;* criação e edição;* por isso a necessidade de um local espaçoso. Nós já fizemos o projeto de acordo com necessidades especificadas pelo Centro Paula Souza e já passamos para a Secretaria de Planejamento e Infraestrutura;* agora eles estão fazendo os ajustes;* para adequar os espaços existentes no Raul”;* disse.
O diretor ainda explicou que o curso vai beneficiar não só a cidade de Tupã;* mas toda a região. “A vantagem é para quem quer se qualificar;* é de mais uma opção oferecida;* já que a procura de mão de obra é grande na região. O curso de processos fotográficos não ensinará a só tirar fotos;* ele vai ensinar toda a questão da imagem;* desde a concepção até a entrega ao cliente;* beneficiando assim;* as empresas com pessoas qualificadas e ainda capacitando e garantindo renda”;* destacou Mauro.
A grade curricular do curso irá trabalhar desde edição e tratamento de imagem até prática fotográfica. O curso técnico terá três módulos;* como duração de um ano e meio.
O prefeito Manoel Gaspar ressaltou a conquista que ampliará o atendimento do centro profissionalizante. “Em 2014 a escola já estará pronta;* um sonho concretizado para os profissionais de Tupã. Hoje fico muito contente que o Centro Paula Souza cresceu e está oferecendo novos cursos para a população do nosso município e região. Ou seja;* as pessoas interessadas em crescer profissionalmente podem contar com uma instituição capacitada e com profissionais experientes para transmitir aos alunos novos conhecimentos e experiência teórica e prática”.
O CENTRO PAULA SOUZA
A Etec existe em Tupã há 13 anos e foi trazido na gestão anterior do prefeito Manoel Gaspar. Inicialmente a escola veio ao município como uma descentralização da escola técnica de Osvaldo Cruz;* com apenas um curso.
Hoje;* o Centro Paula Souza de Tupã oferece 10 cursos técnicos nas mais variadas áreas. A partir de 2014;* serão apresentados mais três cursos técnicos em química;* design de interiores e recursos humanos. A ETEC Massuyuki Kawano conta com aproximadamente 1.200 alunos. O centro atende turmas de ensino médio e ensino técnico integrado ao ensino médio;* além de possuir uma sala descentralizada na Escola Estadual Índia Vanuíre. E também uma sala descentralizada no município de Quintana.
O Centro Paula Souza mantém 211 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs);* distribuídas por 161 municípios paulistas. As ETECs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio.
ESCOLA RAUL DE MELO SENRA
A vinda do curso também será um fator importante para a renovação da escola estadual Raul de Melo Senra;* na Vila Independência. Todo o material recolhido durante vários anos;* que incluem toneladas de computadores;* monitores;* televisores;* pilhas;* além de milhares de lâmpadas florescentes;* foram depositados em salas de aulas. A Escola foi encontrada no início desta gestão totalmente abandonada;* servindo de local para vandalismo e acúmulo de lixo. O governo de Tupã realizou a limpeza do local e através da secretaria de meio ambiente houve uma destinação correta ao lixo eletrônico e lâmpadas fluorescentes recolhidas.
Com o anúncio da escola de fotografia;* o prefeito Manoel Gaspar explicou que os gastos para a reforma deverão ficar em torno de R$ 800 mil reais e que através do deputado Orlando Morando será buscado junto ao Governador Geraldo Alckmin. “O governador vai nos ceder a escola;* mas queremos também que ela venha reformada;* para que não tenhamos que gastar o dinheiro do contribuinte tupãense. É uma nova batalha que começamos a partir de agora;* mas temos um forte aliado que é o deputado Orlando Morando”.