A macrodrenagem;* retomada há 60 dias;* vai beneficiar diretamente cerca de 15 mil pessoas e impactar indiretamente toda a população do município através da melhoria no escoamento das águas pluviais. A conclusão da primeira etapa da obra está prevista para o próximo ano.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* Valentim César Bigeschi;* as obras seguem o cronograma estabelecido em ritmo acelerado;* graças ao número ampliado de equipes.
“A obra de drenagem urbana é realizada por três frentes de trabalho em locais diferentes. Devido ao número ampliado de equipes;* estamos cumprindo o cronograma e a expectativa é estar na reta final da primeira etapa até março do próximo ano”;* explicou.
Valentim informou que o trabalho realizado em conjunto pelas equipes vai possibilitar a melhoria do escoamento das águas pluviais. Ele também explicou qual o andamento das obras e como a drenagem urbana irá beneficiar a população.
“No braço esquerdo e direito são desenvolvidas canalizações de concreto através de aduelas. Já na região da Vila Marajoara até a rua Lélio Piza são executadas as galerias de drenagens pluviais com tubulações de 2m e 1;*5m de diâmetro;* que darão o suporte necessário ao sistema de galerias. Portanto;* o trabalho em conjunto nos sistemas de canais e rede adicional;* fará com que a água seja captada e escoada de forma correta ao córrego”;* informou.
Valentim acrescentou que para resolver o problema de drenagem urbana;* o projeto deve ser continuado pelas próximas administrações. “A macrodrenagem é um projeto amplo que deve ser realizado em três etapas. Neste momento;* estamos na primeira fase;* orçada em 12 milhões;* porém para que os problemas de inundações sejam resolvidos;* as obras devem continuar nos próximos anos e governos”;* afirmou.
Já o prefeito Caio Aoqui destacou que a macrodrenagem estava parada há mais de 10 anos. Ele acrescentou que a obra segue em ritmo acelerado e nos próximos dias contará com mais uma equipe para a execução dos serviços.
“Atualmente contamos com três frentes de trabalho e nos próximos dias teremos uma quarta equipe para acelerar os serviços nas galerias. Esta é uma obra importante para a população de nossa cidade. Por isso;* seguimos em ritmo acelerado e em poucos meses concluiremos a primeira etapa”;* concluiu.
Tupã