A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tupã realizou na tarde dessa segunda-feira (30) reposição de duas árvores doentes. Os espécimes tinham cerca de 40 anos e só foram retirados por apresentarem risco de queda parcial ou total em função do estado de saúde comprometido.
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues o “Zé Vinagre”;* uma equipe de fiscalização da prefeitura constatou em laudo técnico a necessidade de reposição das árvores.
“Após verificarmos que as plantas estavam totalmente comprometidas por Cupins;* com os galhos caindo e o tronco apodrecendo;* retiramos as duas Sibipirunas doentes;* e plantamos na área três mudas de Oiti”;* disse Zé Vinagre.
O secretário enfatizou a importância de ações periódicas de monitoramento da arborização urbana;* pois quando estão com a estrutura comprometida as árvores põem em risco a segurança das pessoas.
“Com autorização da promotoria;* e em função da urgência de se evitar um acidente;* retiramos as árvores na semana passada e hoje a Secretaria de Obras refez o calçamento e nós o plantio das novas mudas seguindo o Plano Diretor do Município”;* conclui Zé Vinagre.
O Plano Diretor do Município de Tupã assegura a preservação e recuperação dos elementos do meio ambiente natural;* necessários à vida do ecossistema urbano e rural;* em especial a qualidade do ar. As Oitis são espécies consideradas mais adequadas para plantio em área urbana;* pela profundidade das raízes;* facilidade de poda e modelagem.
Todas as árvores extraídas pela Secretaria de Meio Ambiente são substituídas por novas mudas. Para retirar uma árvore;* o munícipe precisa requerer a extração na Central de Atendimento da Prefeitura. Apenas um Engenheiro Ambiental da prefeitura pode constatar se é possível ou não fazer a extração. Em caso de aprovação;* o requerente também deverá plantar outra árvore no local.
Tupã