Patrulha Rural ajuda o desenvolvimento da agricultura local

Meio Ambiente - Segunda-feira, 08 de Junho de 2020


Patrulha Rural ajuda o desenvolvimento da agricultura local

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza serviços e empréstimos de implementos agrícolas para pequenos e médios produtores rurais (de 1 a 10 alqueires) por meio da Patrulha Rural. O objetivo é estimular o desenvolvimento da agricultura local;* através do aumento das produções e crescimento do setor.

De acordo com a Pasta;* os incrementos disponíveis para empréstimos são: gradão;* aiveca;* grade niveladora;* plantadora de mandioca;* esparramador de calcário/adubo;* tratores entre outros equipamentos. Destes;* os solicitados com mais frequência são: grade aradora (gradão);* grade niveladora e arado (aiveca).

Segundo a Secretaria;* a área total atendida em 2020 é de aproximadamente 83;*7 alqueires. Nessa época do ano;* o cultivo de mandioca na região é predominante e;* que nos próximos meses;* a predominância passa para o cultivo de amendoim. Neste ano;* o programa já atendeu 82 produtores;* sendo 28 em janeiro;* 13 em fevereiro;* 15 em março;* 11 em abril e 15 em maio.

O titular da Pasta;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* informou que os serviços da Patrulha Rural são fornecidos com o preço abaixo do mercado;* pois ampara aqueles produtores rurais que querem ampliar sua produção;* porém não possuem recursos suficientes para adquirir as ferramentas necessárias.

“Toda a quantia arrecadada com a Patrulha Rural é revertida em manutenção dos maquinários e aquisição de novos implementos para o projeto. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos pequenos e médios produtores e;* por isso;* oferecemos alternativas que ajudam no desenvolvimento da agricultura local e contribuem para a manutenção da frota usada”;* informou.

Zé Vinagre enfatizou que para solicitar os serviços e empréstimos da Patrulha é necessário preencher o requerimento com dados pessoais e da propriedade e;* após realizar o pagamento do boleto bancário emitido junto ao requerimento;* o produtor é informado e a solicitação passa a fazer parte da lista.

“Para solicitar;* basta comparecer ao departamento de agricultura;* situado junto à secretaria;* informar a posição da propriedade;* quantidade de área a utilizar os implementos e gerar o boleto bancário. Estamos no período de colheita de mandioca;* que é o segundo principal produto agrícola de nossa cidade;* e com esta iniciativa possibilitamos que os pequenos e médios produtores consigam produzir e colher de forma mais eficiente”;* convidou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã