Pontos MIS exibirá o documentário “A guerra dos paulistas” neste sábado

Obras e Planejamento - Quinta-feira, 09 de Julho de 2020


Pontos MIS exibirá o documentário “A guerra dos paulistas” neste sábado "

O programa Pontos MIS;* em parceria com a TV Cultura e a Buriti Filmes;* exibirá gratuitamente o documentário “A guerra dos paulistas” neste sábado (11);* a partir das 16h. Para participar da sessão virtual;* é necessário se inscrever previamente;* a partir das 11h de hoje (9). Além do filme;* haverá o tradicional bate-papo ao vivo às 18h no canal do MIS no Youtube;* com a participação de especialistas e do diretor da obra.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura;* a exibição temática do dia 9 de Julho;* data que celebra o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 e Dia do Soldado Constitucionalista é uma forma de homenagear os combatentes paulistas;* difundir o conhecimento a respeito deste movimento e enfatizar os conflitos pela democracia e por um futuro melhor para o país.

A Pasta explicou ainda que Tupã enviou combatentes para o movimento e que;* anualmente é realizado um evento de homenagem a eles na Praça 9 de Julho;* enfatizando a colaboração tupãense nessa luta. Porém;* neste ano;* a cidade não comemorará a data devido à pandemia do novo coronavírus.

Os interessados podem se cadastrar para a sessão virtual por meio do site do MIS (www.mis-sp.org.br);* clicando em ""Programação"" (no menu superior) e acessando o link para o formulário de inscrição e outro para o bate-papo na programação do documentário.

O debate ao vivo contará com mediação de Matias Pinto (historiador;* apresentador do podcast “Xadrez Verbal”);* a participação do cineasta e roteirista Luiz Bolognesi (diretor de “A guerra dos paulistas” e produtor da série documental “Guerras do Brasil.doc”) e Cláudia Viscardi (doutora em História Social;* autora entre outros de “A República Revisitada: Construção e Consolidação do Projeto Republicano Brasileiro”);* Chico Santos (cineasta;* roteirista;* especialista em gênero documentário;* diretor de “Estamos todos aqui”).

Para participar do debate;* basta estar logado no Youtube;* acessar a live no momento da transmissão e comentar pelo chat ao vivo. O canal do MIS pode ser encontrado buscando por “MIS SP” na plataforma ou pelo link: www.youtube.com/user/missaopaulo.

Esta é uma oportunidade da população conhecer um pouco mais a respeito deste importante evento da história do país;* que contou com uma relevante participação do estado de São Paulo e combatentes integrando as forças paulistas. E de debater a respeito desse marco histórico;* por um material didático e de qualidade e com especialistas. Tudo isso sem precisar sair de casa.

Sinopse do Filme

O filme é dirigido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi;* foi lançado no Brasil em 2002;* com duração de 55 minutos; e retrata de forma didática e acessível o momento histórico do Movimento Constitucionalista de 1932.

A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais;* o filme tenta responder a perguntas como: “quais foram as motivações para o início da guerra?”; “quem estava envolvido?”; “quais os detalhes mais simbólicos do acontecimento?” e “como a guerra se encerrou?”.

Sobre o Bate-papo de cinema

Esta edição do Bate-papo de cinema Pontos MIS integra o MIS Debate;* um novo programa do MIS. Para a primeira edição do projeto;* o Museu escolheu o tema 1932: Cultura e sociedade;* aproveitando as celebrações do Movimento Constitucionalista de 1932;* no dia 9 de julho.

Entre os dias 8 e 11 de julho;* no canal do museu no YouTube;* acontecem lives especiais para referenciar esse momento histórico;* com debates com pesquisadores culturais;* cineastas;* historiadores e escritores;* ilustrados por elementos audiovisuais como fotografias;* cinema;* televisão – com destaque para a exposição virtual “A mulher na revolução de 1932”;* uma parceria do MIS com a plataforma Google Arts & Culture.

Entre os temas a serem abordados;* estão;* além da questão social da mulher no período: a presença do negro à época e a forma com que esse momento histórico é retratado pela teledramaturgia nacional. Em cada live;* o público conta com a presença de pesquisadores;* historiadores e especialistas;* que irão elucidar as mais relevantes questões nos assuntos tratados.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã