Os agentes do departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Controle de Zoonoses e em parceria com a Vigilância Sanitária de Tupã realizaram busca ativa por escorpiões em casas da zona central do município;* após registro de demanda dos moradores do local. Na noite da última quarta-feira (2);* 51 animais peçonhentos foram capturados pelas equipes.
De acordo com o chefe do Setor de Controle de Zoonoses;* Robison Luis Pereira;* a medida foi adotada para evitar a proliferação dos escorpiões. “Os habitantes dessa região registraram um aumento no aparecimento desses animais. Sempre que há demanda espontânea da população;* orientamos não ser possível a erradicação dessas espécies. No entanto;* o controle é determinante para diminuir o número de acidentes”;* explicou.
Algumas medidas devem ser adotadas para evitar a proliferação de escorpiões na zona urbana. Os órgãos públicos ficam responsáveis pelas ações de controle;* captura e manejo ambiental;* os animais capturados são enviados para o Instituto Butantan para produção de soro antiescopiônico.
Cabe à população a realização de adequações nas estruturas físicas;* e a manutenção da limpeza dos quintais;* e ressalta-se a importância de não deixar folhas ou materiais de construção entulhados. Além desses ambientes propiciarem esconderijos;* o acúmulo de matéria orgânica atrai baratas;* principal fonte de alimento para escorpiões.
Na busca ativa;* os agentes atuam em duplas para que a vistoria dos ambientes seja mais segura e eficaz;* utilizam luvas grossas;* pinças;* botas;* e lanternas de luz negra;* pois os escorpiões brilham em um tom esverdeado quando expostos a essas lâmpadas.
O Secretário de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marqui;* afirma que a busca noturna por escorpiões é uma ação preconizada no Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde. Segundo o manual;* é de competência municipal registrar;* capturar e destinar de forma adequada animais que representem risco à saúde.
“Para cumprimento total do protocolo federal;* Tupã organizou o Plano de Ação para Manejo e Controle de Escorpiões”;* disse Miguel. No plano;* foram definidas atribuições ao Controle de Zoonoses;* e a previsão de intensificação das parcerias entre a Vigilância em Saúde e as secretarias de Meio Ambiente;* Obras e Educação.
Sobre essa integração das equipes municipais;* a diretora de departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* declarou que os servidores atuam em conjunto;* tanto nas ações externas;* quanto internas. “Estamos investindo em estratégias de conscientização popular;* porque ações continuadas garantem mudanças comportamentais. Porque a sensibilização da comunidade é imprescindível para o sucesso do nosso trabalho”;* concluiu Joselaine.
Tupã