Zoonoses realiza orientação na Vila Dignidade

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021


Zoonoses realiza orientação na Vila Dignidade

O Departamento de Vigilância em Saúde;* por meio do Controle de Zoonoses de Tupã;* ofereceu uma palestra aos moradores da Vila Dignidade sobre a prevenção de acidentes por escorpião. A ação foi desenvolvida na manhã desta quinta-feira (14).

De acordo com o chefe de Setor de Controle de Zoonoses;* Robison Luis;* o local foi vistoriado em novembro;* após um morador encontrar um escorpião.

Na época;* foi feita vistoria e solicitação de adequações técnicas no prédio. “Hoje;* retornamos para reforçar as medidas de prevenção. Em breve;* faremos uma busca ativa noturna;* para saber se há outros aracnídeos na região”;* declarou Robison.

Os profissionais orientaram os idosos e os servidores da Vila Dignidade sobre as atitudes mais adequadas para evitar acidentes;* distribuíram panfletos e checaram as instalações. Em novembro;* a Secretaria de Obras iniciou melhorias no prédio para reduzir os ambientes propícios ao surgimento dos escorpiões.

Para a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* a Prefeitura tem zelado ainda mais pela segurança da população no controle dos escorpiões;* pois;* o atendimento de acidentes envolvendo picada desses animais ocorre apenas na Santa Casa de Misericórdia de Tupã.

“A prevenção reduz o número de pessoas precisando de atendimento médico de emergência. Podemos evitar sobrecarregar a Santa Casa que é nosso ponto de referência para uso do soro antiescorpiônico e;* como sabemos;* de outras demandas de saúde regional”;* enfatizou.

A psicóloga da Assistência Social de Tupã;* Katia Grespan;* acompanha os idosos residentes e;* ciente do risco que os escorpiões oferecem à saúde;* apoiou a visita dos agentes ao conjunto habitacional. “A palestra foi muito informativa e bem clara. Obrigada;* Secretaria de Saúde pelas informações sobre como vedar as entradas dos lares;* do perigo de tentar capturar os animais;* e por sanar todas as dúvidas”;* agradeceu.

O morador da Vila Dignidade;* Zigfried Nikolay;* se disse satisfeito com as orientações. “Os esclarecimentos de hoje foram importantíssimos. A gente só tem a parabenizar essas pessoas que se dedicam a fazer o bem ao próximo;* orientando e não nos deixando passar perigos que sequer conhecemos”;* afirmou.

Joice Marcela Matos;* agente de combate às zoonoses;* conduziu a palestra e reforçou que;* em caso de dúvidas;* a população pode ligar no (14) 3404-2202;* ou ir à sede da Secretaria de Saúde;* Rua Paiaquas – 370. “O Controle de Zoonoses de Tupã está sempre à disposição para conversar;* realizar visitas e monitorar a incidência de casos de escorpião em Tupã. Essas ações precisam ser contínuas;* e nossa equipe tem se empenhado para atender todas as demandas”;* finalizou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã