Prefeitura monitora pontos finalizados da Macro durante recentes chuvas

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021


Prefeitura monitora pontos finalizados da Macro durante recentes chuvas

A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito;* monitorou os pontos já finalizados das obras de macrodrenagem durante as recentes chuvas da tarde da última quarta-feira (13). Durante o acompanhamento não foi identificado nenhum problema relevante nos pontos que antigamente sofriam com enchentes e alagamentos.

Dentre estes locais apontados pela Pasta;* a baixada da Rua Caingangs;* o viaduto da Rua Lélio Piza e as proximidades da Praça dos 500 anos apresentaram 100% de eficácia na captação das águas pluviais.

No entanto;* a Secretaria também identificou alagamentos parciais de vias em alguns locais;* como a Rua Mandaguaris;* as proximidades da Vila Indústria e outros pontos isolados. “Estes pontos ainda não possuem infraestrutura adequada de drenagem;* pois não foram contemplados;* nesta primeira etapa;* por obras de macrodrenagem que possam solucionar definitivamente o problema no local”;* explicou o titular da Pasta;* Valentim César Bigeschi.

O Secretário ainda ressaltou que com os resultados positivos desta primeira etapa em finalização;* a necessidade da futura execução das obras das etapas seguintes projetadas se demonstra muito mais necessária para a resolução dos problemas de drenagem pluvial;* ainda constatados na cidade.

“Além do monitoramento das obras em área urbana;* após as fortes chuvas que atingiram o nosso município;* também iniciamos o levantamento das estradas rurais que precisam de manutenção para o tráfego seguro”;* disse.

Bigeschi ainda ressaltou que;* além do resultado positivo das obras;* é possível identificar que as orientações à população sobre as consequências do descarte de lixo e materiais inservíveis em locais incorretos também foram positivas.

“A baixada da Caingangs era o ponto que mais tinha a presença de materiais jogados incorretamente e que acabavam interrompendo o canal de drenagem;* causando inúmeros transtornos. Mas agora;* pudemos observar que;* além dos recentes trabalhos intensificados de limpeza destes canais;* o descarte incorreto na área central;* por parte da população;* diminuiu drasticamente;* e pedimos para que permaneça assim”;* pontuou.

O prefeito Caio Aoqui pediu a compreensão de todos;* pois as obras de macrodrenagem ainda estão em andamento;* e destacou que com a finalização desta etapa;* a Prefeitura poderá pleitear novos recursos para a execução de novas estruturas de captação de águas que poderão atender demais pontos com sistema insuficiente.

“Foram registrados elevados índices pluviométricos;* que ultrapassaram 100mm em alguns pontos da cidade;* e o sistema de captação se mostrou bem melhor. No entanto;* enfatizamos que;* logo as obras da macro finalizem;* esforços serão realizados para que locais ainda com registro de alagamento possam também receber obras para evitar os transtornos à população”;* pontuou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã