Tupã tem novo tanque para transporte de chorume à Estação de Tratamento

Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quinta-feira, 15 de Abril de 2021


Tupã tem novo tanque para transporte de chorume à Estação de Tratamento

A Prefeitura de Tupã substituiu nesta segunda-feira (12) o tanque para coleta e transporte do chorume gerado no aterro sanitário. O dispositivo tem capacidade de 8 mil litros e será utilizado pela equipe de servidores municipais que atua no local;* e o material retirado receberá tratamento adequado na Sabesp.

O tratamento ocorrerá graças a um convênio firmado;* e a Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp;* que receberá em média 32 mil litros do chorume gerado nas células do aterro sanitário.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* declarou que o tanque dará autonomia para execução desse serviço;* pois está readequando a frota;* melhorando a execução dos trabalhos;* gerando economia e mais qualidade de vida para a população.

“Agradeço ao prefeito Caio Aoqui; ao vice-prefeito Renan Pontelli; e ao secretário de Finanças;* Wilson Quiles;* pois estão garantindo um serviço cada vez mais eficiente;* e nos dando condições de seguir a regulamentação ambiental”;* disse.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/NB 843);* que fixa as condições mínimas para projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos;* o tratamento do chorume deve ser prioritário. Se este material entrar em contato com o lençol freático;* não há como reparar a contaminação de milhões de litros de água.

O vice-prefeito Renan Pontelli comentou que com o tanque;* a Prefeitura de Tupã adota o conjunto de etapas obrigatórias para uma boa gestão de resíduos. “Estamos executando a coleta;* armazenamento;* transporte;* tratamento;* destinação e disposição final ambientalmente adequada desse líquido proveniente da decomposição da matéria em aterros sanitários”.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã